substantivo masculino Lance que põe fim a uma partida de xadrez, ocorre no momento em que o rei sofre um ataque do adversário e não se pode mover para as casas adjacentes nem ser defendido por outras peças; mate: a partida durou pouco tempo, o xeque-mate foi dado em menos de dez lances.
São eles:
O roque apresenta duas variantes: o roque grande e o roque pequeno. No roque pequeno, o Rei movimenta-se duas casas em direção à Torre do Rei, ou seja, ele vai de e1 para g1, enquanto a Torre vai para f1. No roque grande, o Rei move-se em direção à Torre da Dama, de e1 para c1, e a Torre, consequentemente, vai para d1.
Caso o roque seja com a torre da ala do rei, chama-se roque pequeno. Sendo a torre escolhida da ala da dama, chama-se roque maior. Ao trocar o enxadrista deve mover primeiro o Rei e depois a Torre.
O roque é a única ocasião no xadrez em que duas peças se movem em um único lance e é a única vez em que uma peça que não seja o cavalo move-se sobre outra peça! O rei move-se duas casas para esquerda ou direita, e a torre move-se sobre o rei! Tudo em um único movimento!
O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro.
Você concretiza o tema Ataque a Descoberto (Discovered Attack) quando, movendo uma de suas peças, libera um ataque que antes estava bloqueado por ela e, ao mesmo tempo, a peça que você moveu cumpre alguma outra função tática.
Ataque duplo nada mais é que ameaçar, ao mesmo tempo, duas, ou mais, peças do seu adversário.
Salto do rei, na história do xadrez, foi uma regra que permitia que o rei, em seu primeiro movimento, pudesse saltar para qualquer casa não ocupada, distante até duas casas da sua casa original, ou seja, de e1 para c1, c2, c3, d3, e3, f3, g3, g2 ou g1, desde que não estivesse em xeque.
Se um peão chegar do outro lado no tabuleiro do xadrez ele será promovido a rainha ou torre ou bispo ou cavalo, normalmente é escolhido a rainha por ser uma peça mais poderosa. Nunca vi uma regra específica para com o rei, quando ele atravessa o tabuleiro até o outro lado.
O bispo pode mover-se por qualquer número de casas, mas somente nas diagonais e até que outra peça esteja no caminho.
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
Não é obrigatório capturar ou comer as peças atacadas. O jogador pode em qualquerposição efetuar qualquer jogada, desde que seja regulamentar. CAPTURA DE PEÃO O peão não captura as peças no sentido de seu movimento.
Regras do Xadrez - Movimentos. Capturar uma peça é tomá-la do adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à esquerda.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.