Acontece que outros hormônios liberados pela placenta atrapalham esse processo e obrigam o pâncreas, glândula que produz a insulina, a trabalhar dobrado para manter os níveis da substância em ordem. Muitas vezes, o esforço não é suficiente e sobra açúcar demais na corrente sanguínea: é o diabetes gestacional.
Hábitos que podem prevenir o diabetes
“A atividade física de maior intensidade pode elevar a glicemia, graças à ação dos hormônios contrarreguladores da insulina (adrenalina, por exemplo). Se a pessoa está com a glicemia descontrolada (hiperglicemia continuada), pode apresentar cetona no sangue, com o risco de entrar (ou já estar) em cetoacidose.
Quais os riscos da glicose alta para a saúde? O paciente que tem níveis de glicose elevados e tido como diabético. Esta condição predispõe a inúmeras situações de risco como infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, infecções, doenças circulatórias várias, renais, oftalmológicas... controle sua glicemia !
Melhora os níveis da glicose no sangue. A atividade física torna seu corpo mais sensível à insulina e também queima a glicose. Por meio dessas duas ações ocorre uma diminuição no nível de glicose. Diminui a pressão arterial.
A atividade física tem um papel importante no tratamento e controle do Diabetes. A prática faz com que se consuma a insulina no sangue, independente de glicose, auxiliando assim no controle glicêmico, diminuindo a circunferência abdominal e proporcionando melhora da composição corporal e no perfil lipídico.
Como a atividade física ajuda no controle glicêmico O trabalho muscular pode consumir glicose mesmo que pouca insulina esteja presente. Os músculos em exercício podem aumentar de 7 a 20 vezes a captação de glicose durante os 30 a 40 minutos iniciais, dependendo da intensidade.