O CNP – Cadastro Nacional de Produtos – é o ambiente no qual são gerados e armazenados os códigos de barras dos produtos vendidos no país. Ele pertence à GS1, uma organização sem fins lucrativos, e seu objetivo é facilitar o controle do lojista sobre os itens comercializados, bem como informar consumidores e mercado.
Com o login e a senha enviados pela GS1, o associado deve acessar o Cadastro Nacional de Produtos (CNP 2.
Garanta a leitura do seu Código: antes de No software gerador das barras escolha a simbologia EAN-13. imprimir o código de barras, verifique as recomendações técnicas da GS1 para a qualidade de impressão. Pronto, agora sua empresa está preparada para vender seus produtos no varejo.
Nessa tela há o campo Gerar Cód., que permite a geração automática do DUN-14: O código gerado é composto por um número de identificação (1 a 9) + o código do EAN-13 do produto/derivação + digito verificador. Exemplo:
O primeiro passo é realizar o cadastro da empresa junto à GS1, que é a empresa responsável pela criação dos códigos de barras no Brasil. O processo tem início com o preenchimento de um formulário online onde informações preliminares de identificação são necessários.
Etapas da classificação Classificar é definir uma catalogação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa.
Os estoques podem ser classificados como: a) lotes econômicos de compra; MRP; sistemas Just-in-time. b) estoques de matérias-primas; estoques de produtos em processo; estoques de produtos acabados. c) layout posicional; layout de processos; layout celular; layout de produto.
Basta que você os organize em ordem decrescente de custo. Assim, para fazer isso, primeiro some todo o custo multiplicando o valor unitário pela quantidade a ser adquirida. Depois, fica fácil calcular o percentual de cada produto em relação ao custo total. A partir da próxima etapa é que a Curva ABC começa a se formar.
8 métodos de controle de estoque