Nestes casos, os primeiros socorros são:
Um choque elétrico pode causar poderosas contraturas musculares ou quedas (p. ex., de escada ou telhado), resultando em deslocamentos (choque elétrico é uma das poucas causas de deslocamento posterior do ombro), fraturas vertebrais ou outras, danos a órgãos internos e outras lesões abruptas.
Inicie o atendimento checando o nível de consciência e seus sinais vitais (respiração e pulso). Verifique, também, se há queimaduras. Se a vítima estiver com pulso, mas sem respirar, faça a respiração artificial. Se ela estiver sem pulso, faça o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar.
Choque Elétrico: primeiros socorros
Quantas vezes você encostou em alguém, em uma torneira, chuveiro ou abriu a porta de um carro e tomou um choque? Isso acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra ou do que ela toca, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato resulta em uma troca de cargas elétricas.
É comum percebermos esse choque quando encostamos em objetos de metal como a porta do carro, o registro do chuveiro, a maçaneta de uma porta, ou quando encostamos em outra pessoa, pois todos são bons condutores de eletricidade que permitem que a corrente elétrica flua no material.
As peças de hardware do computador, portanto, podem ser afetadas por descargas de energia elétrica. Uma das maiores ameaças é a eletricidade estática que carregamos no corpo. ... Porém, ao lidarmos com componentes do PC, uma possível descarga saindo do corpo e atingindo a peça pode causar danos à vida útil do hardware.
Resposta. Todo equipamento elétrico é sensível, a energia estática pode descarregar uma energia nos equipamentos de forma incorreta fazendo o mesmo a queimar . a Energia estática pode fazer com que seu corpo receba uma descarga de energia elétrica causando choques .
O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.
Os filtros de linha, também chamados popularmente de “réguas”, são dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados.
Como funciona o Filtro de Linha Como o próprio nome indica, o dispositivo funciona como um “filtro” contra picos de tensão. Via de regra, a proteção é garantida através de uma chave disjuntora, semelhante ao botão on/off, que é acionada automaticamente quando ocorre sobrecarga ou curto circuito.
Já estabilizadores protegem contra oscilações na rede elétrica, assim como os filtros de linha, que também aumentam o número de tomadas disponíveis. Seja qual for a escolha, garanta que os equipamentos tenham certificação e procedência garantida.
Voltagem e quantidade de tomadas Fique de olho na voltagem dele, que pode ser 110 Volts, 220 Volts ou bivolt. Pra quem tem em casa aparelhos com as duas voltagens e tomadas 110 e 220 Volts, o filtro de linha bivolt é o ideal. Como o filtro de linha da Megatron, por exemplo, que tem 5 tomadas, é bivolt!
Os 5 Melhores Estabilizadores de Energia em 2019
Localize a gaveta onde está “escondido” o fusível, geralmente fica na parte frontal perto da luz que indica se o filtro de linha está ligado; Para que serve o estabilizador? Pronto! Seu filtro de linha está com um fusível novo no lugar do queimado que estava antes.