Planos de delimitação Para realizar a descriçao ou o corte de um animal são atribuídos alguns nomes para suas partes, isso é chamado de plano de delimitação. O animal é colocado na posição anatômica dentro de um cubo. Esses planos são estruturas imaginárias que passam rente ao seu corpo.
- Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. ... OBS¹: atente-se ao fato de que se utiliza superior e inferior para qualquer parte do corpo humano, desde que não sejam os membros superior e inferior.
Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose).
Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
Amplitude articular do quadril
A articulação fica estabilizada pela gravidade durante a posição ereta, quando o peso corporal pressiona a cabeça do fêmur no acetábulo. Sua estabilidade máxima ocorre numa combinação dos movimentos de flexão + rotação externa e abdução. Esta é uma posição confortável e estável, sendo comum quando sentamos.
articulação sinovial
Os movimentos realizados pela pelve são os de anteroversão (inclinação pélvica anterior), retroversão (inclinação pélvica posterior), inclinações laterais e rotação pélvica.
Flexão de quadril O Iliopsoas é um músculo biarticular que atua tanto no tronco como na coxa. Psoas também atua sinergicamente com os músculos paravertebrais e cria uma força de cisalhamento anterior na região lombar, principalmente em L4 e L5.