Perfusão é a passagem de líquido através do sistema circulatório ou linfático para um órgão ou tecido. É medida pela razão com a qual o sangue é entregue ao órgão ou tecido.
Excursão torácica alterada é o movimento não sincronizado do tórax. A presença dessa característica aumenta em três vezes a chance de ter PRI. Crianças que respiram com os lábios franzidos têm três vezes mais chances de apresentar PRI.
Os pacientes, ao terem o diagnóstico Risco de Perfusão Tissular Cardíaca Diminuída, apresentaram alteração na circulação cardíaca sanguínea capaz de comprometer a saúde.
- tecido destruído: tecido em que ocorreu lesão celular irreversível, com exposição de tecidos (derme, subcutâneo, fáscia muscular, músculo, tendão, osso), evidenciando perda de substância ou ausência de tecidos esperados, de acordo com a anatomia do local ou presença de necrose tecidual (escara e/ou esfacelo).
Fatores relacionados: toda e qualquer circunstância que possa estar relacionada ao evento.
As características definidoras são o conjunto de sinais e sintomas que asseguram a presença de um determinado diagnóstico. São consideradas críticas aquelas que, sozinhas, são suficientes para confirmar o diagnóstico (MARIA, 1990).
Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas clínicas que analisem os cuidados de enfermagem a pacientes adultos com o diagnóstico de enfermagem de hipertermia, especialmente relacionados à utilização de métodos físicos, como realização de banho morno, aplicação de compressas mornas, bolsas de gelo e ventilação do ambiente ...