A ISO/IEC 38500 se baseia em seis princípios para uma boa governança de TI. A saber: Responsabilidade, Estratégia, Aquisição, Desempenho, Conformidade, Comportamento Humano.
Favorece a identificação dos problemas antes mesmo que eles surjam; Facilita o uso dos recursos de TI pelos colaboradores; Aumenta a competitividade da empresa ao melhorar processos de gestão e vendas; Garante mais precisão no processo de tomada de decisão, ao antecipar problemas e riscos.
A governança de TI tem como função estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI. ... Alinhamento Estratégico: a governança de TI garante que tanto os processos de negócio como os de tecnologia da informação trabalhem conjuntamente.
A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos organizacionais. Deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios.
Esquecer da importância da segurança das informações Independentemente de qual for o tamanho da empresa, seus dados e suas informações são alguns dos elementos mais estratégicos do negócio. O vazamento dessas informações pode gerar uma série de prejuízos para clientes e empresas terceirizadas de TI.
4 níveis de maturidade de TI