O teste de afoiçamento (falcização), originalmente desenvolvido para a pesquisa de anemia falciforme, foi suplantado pela eletroforese da hemoglobina, menos sujeita a interferências técnicas e capaz de apontar as principais variantes dos distúrbios falciformes e outras hemoglobinopatias, como a beta-talassemia, que faz ...
Coleta: Se o exame não for realizado no mesmo dia, manter a amostra refrigerada, até no máximo 24 horas entre 4 a 8 graus Celsius (sem contato com gelo). Interpretação: Uso: diagnóstico diferencial de anemias hemolíticas; detecção de hemoglobinopatias associadas à doença falciforme.
A falcização dos eritrócitos ocorre pela polimerização reversível da HbS dentro da célula, sob condições de desoxigenação. Sob completa desoxigenação formam-se células em forma de foice, clássicas da anemia falciforme.
O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue.
A talassemia minor, ou traço talassêmico, não é considerada uma doença, mas sim uma característica genética. Seu portador habitualmente não apresenta quaisquer sintomas, levando uma vida totalmente normal, trabalhando, praticando esportes etc.
A forma minor, ou traço talassêmico, produz um grau de anemia leve, assintomático e que pode passar totalmente despercebido. Na forma intermediária, a deficiência da síntese de hemoglobina é moderada e as consequências menos graves.
Nas pessoas portadoras do problema, as hemácias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice, daí o nome “falciforme”. Os glóbulos vermelhos em forma de foice não circulam adequadamente, resultando em obstrução do fluxo sanguíneo e hemólise (rompimento).
Quais são os sintomas da doença falciforme?
Neste quadro, crianças com anemia falciforme apresentam o baço, órgão que filtra o sangue, aumentado de tamanho rapidamente pelo sequestro de todo o sangue por ele. O Sequestro do Sangue no Baço pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração.