Quando o assunto é o corpo humano, o equilíbrio é a base para a realização correta de qualquer movimento. Para conseguir desempenhar uma atividade física, o indivíduo precisa, primeiramente, ser capaz de resistir às forças da gravidade. ... Ele é responsável pela coordenação motora e pelos equilíbrios estático e dinâmico.
É definida a partir da preferência neurológica que se tem por um lado do corpo, no que diz respeito à mão, pé, olho e ouvido. ... O termo lateralidade cruzada aplica-se ao indivíduo que tem preferência pela mão de um lado do corpo e pelo olho e o pé do lado oposto.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta.
O domínio da lateralidade envolve um complexo de habilidades que envolvem o esquema corporal, a orientação espaço-temporal e as percepções. A criança percebe o seu corpo por meio de tof]dos os sentidos. ... OBJETIVO: desenvolver a noção espacial, lateralidade e reconhecer as formas geométricas.
O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. ... Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhadas em prol do aluno.
São relações que se estabelecem no espaço próximo da criança e que começam a ser desenvolvidas desde o nascimento, tais como: dentro, fora, em cima, embaixo, frente, atrás, perto, longe, a ideia de vizinhança, de separação, de continuidade, de ordem e de envolvimento.