O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.
O que é clima? Clima é a média das condições atmosféricas de um determinado local da superfície terrestre, corresponde ao conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade durante um longo período (30 anos).
O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. ... Portanto, para se conhecer um clima de um dado lugar, é preciso vários anos de estudos e observações para, finalmente, estabelecer a conclusão sobre um determinado tipo climático.
O clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos. ...
Resumo: A dinâmica climática se constitui instrumento estratégico no planejamento de políticas de uma determinada região; como o disciplinamento do uso do solo, prevenção de enchentes, cenários de demanda agrícolas entre outros. Esta dinâmica pode ser investigada através dos efeitos orográficos.
Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico. Tempo e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente atmosférico.
Um padrão climático é qualquer característica recorrente do clima. Padrões climáticos podem durar dezenas de milhares de anos, como os glaciais e interglaciais períodos dentro de eras do gelo , ou repetir a cada ano, como monções .
Essas variáveis são o que chamamos de elementos meteorológicos: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, etc...
Clima: do Grego KLINEIN, “inclinar”. Eles acreditavam que o planeta se inclinava em direção ao Polo Norte, e que este ângulo afetava o tempo meteorológico nas diversas regiões. Assim, a palavra que inicialmente indicava uma angulação da superfície da Terra acabou designando o clima.
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Significado de Intertropical Diz-se da zona zoogeográfica marítima situada entre os trópicos, que inclui a região tropical atlântica e a região tropical pacífica.
– zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. – zona temperada do sul: entre o trópico de capricórnio e o circulo polar antártico. ... – zona polar do sul: abrange as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.
Zona tropical, zona temperada do norte, zona temperada do sul, zona polar do norte e zona polar do sul.
O vale é conhecido como o "lugar mais quente do mundo" — nos EUA, ao menos (embora o parque possa ter batido o recorde de temperatura mais alta já registrada, o lugar com temperatura média mais alta ao longo do ano é Dallol, na Etiópia, no leste da África).
Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico.
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta
Resposta: Em questão de camadas, a parte mais quente do planeta Terra seria o núcleo interno, onde as temperaturas estão entre 3000ºC a 5000ºC, todavia, se for a parte mais quente perante a superfície, se localiza na linha do equador, onde os raios solares são de maiores intensidades.
regiões polares
Antártida
"Como a Terra é aproximadamente esférica, o chão das regiões polares recebe os raios de Sol mais inclinadamente que as regiões equatoriais. "Logo, esse chão recebe menos calor que as regiões equatoriais da Terra. "Como consequência, as regiões polares se aquecem menos e são as regiões, em média, mais frias da Terra.
Em termos geográficos, o polo Sul fica situado a 2800 metros acima do mar e o polo Norte está ao nível do mar. ... Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele.
As temperaturas médias em sua região central ficam entre -30°C e -65°C, sendo a menor temperatura do mundo, -89°C, muito gelado, documentada na base russa de Vostok, a aproximadamente 3.