Noctúria ocorre quando a pessoa urina muito durante a noite, mais especificamente quando a pessoa acorda para urinar mais de duas vezes durante a noite.
Noctúria: É a vontade e necessidade de urinar que obriga uma pessoa a se levantar após ter se deitado para dormir. Nictúria: É a inversão do hábito urinário normal, onde uma pessoa urina mais e em maior quantidade durante a noite que durante o dia.
Uso de medicamentos diuréticos (estimulantes de urina) à noite; Infecções (virais ou bacterianas) na bexiga, nos rins ou nos canais excretores; Avanço da idade, o que compromete, naturalmente, a função dos rins; Diabetes (do Tipo 1 ou 2);
Nictúria (do latim nox, noite e do grego [τα] ούρα, urina), é a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, interrompendo assim o sono. Pode ser de causa cardiaca, hepatica, autoimune ou renal. De causa cardíaca podemos incluir a insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
Ter vontade de fazer xixi justamente na hora de dormir pode ter causas muito simples, como o clássico beber muita água, bebidas com cafeína ou álcool antes de se deitar, ou até a idade (a produção de hormônio antidiurético diminui ao longo dos anos). Mas ela também pode ser o sintoma de algo mais grave.
Para entendermos isso precisamos saber que uma pessoa normal urina algo em torno de 250-300 ml cada vez que vai ao banheiro, e que a bexiga tem capacidade máxima de aproximadamente 400ml. “De maneira geral, com um consumo razoável de líquidos, urinamos 1500 a 2000 ml por dia (a cada 24h).
A micção frequente significa urinar mais do que o usual. Já a micção urgente é a vontade súbita que você sente de urinar, geralmente associada a um desconforto na bexiga. A necessidade frequente de urinar durante a noite é chamada de noctúria.
Homens: 7,0 a 44,0mg/24h. Mulheres: 4,0 a 31,0mg/24h. Crianças: 13,0 a 38,0mg/24h. A análise da quantidade de sódio que é eliminada na urina é importante em casos de pacientes com cirrose, hipertensão e em casos de edema.
Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.
Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.
Ao ser engolida, a água segue para o estômago (onde é pouco absorvida) e depois para os intestinos, onde é mais absorvida, principalmente pelo intestino grosso.