Foi um revolucionário que ajudou a instaurar um novo regime político – unipartidário e socialista – em Cuba, que dura até hoje. Para muitos, Che é um mártir que se opôs a ditadores e aos EUA e lutou por sociedades mais justas em países como Guatemala, Congo e Bolívia.
O ponto de partida para a Revolução Cubana foi o ataque contra o Quartel de Moncada no dia 26 de julho de 1953. Esse quartel do exército cubano era um arsenal de armamentos, e o ataque aconteceu com uma guerrilha liderada por Fidel Castro e formada por pouco mais de uma centena de homens.
Che Guevara nasceu na Argentina, formou-se médico e ficou conhecido por ter sido um revolucionário que participou ativamente da Revolução Cubana, que derrotou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959.
No dia 9 de outubro de 1967, tropas da Bolívia mataram o líder revolucionário Ernesto Che Guevara. Companheiro de Fidel Castro, sonhava em estender a revolução cubana para todo o continente latino-americano.
Rosário, Argentina
Em janeiro de 1959, Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi nomeado comandante do presídio do Forte de La Cabanã e chefe dos Tribunais Revolucionários que aconteciam ali. Entre os julgados estavam revolucionários divergentes, adversários políticos e até mesmo familiares de refugiados de Cuba.
La Higuera, Bolívia
Ele foi capturado em Quebrada del Churo e depois levado para La Higuera, onde foi executado por soldados bolivianos em 9 de outubro de 1967. Os restos mortais de Che Guevara só foram encontrados em 1997.
La Higuera, Bolívia
6 de agosto de 1973
39 anos (1928–1967)
Rosário, Argentina
Batista inicialmente subiu ao poder como parte da "Revolta dos Sargentos" que derrubou o regime autoritário de Gerardo Machado em 1933.
História Geral. O assalto ao quartel Moncada, ocorrido em 1953, foi a primeira tentativa de Fidel Castro e seus companheiros de derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. O principal evento que antecedeu a Revolução Cubana de 1959 foi o assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953.
Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926 — Havana, 25 de novembro de 2016) foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008.
República
Universidade de Havana1945–1950
Birán, Cuba
Fidel Alejandro Castro Ruz, o 15.º Presidente de Cuba, em 25 de novembro de 2016, morreu de causas naturais aos 90 anos em sua residência em Havana, Cuba. ... Segundo Raúl Castro, os restos mortais do líder cubano foram cremados "atendendo sua própria vontade expressa".
2 de dezembro de 1976 – 24 de fevereiro de 2008
25 de novembro de 2016
Resposta: As primeiras medidas tomadas pelo governo revolucionário de Fidel Castro foram a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras e a priorização dos setores da saúde, educação e emprego.
Esse processo foi conduzido por um movimento guerrilheiro que atuava de uma região remota da ilha chamada Sierra Maestra e teve como lideranças Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara.
Quando o movimento revolucionário se organizou, quais foram as principais pessoas que ajudaram o movimento a crescer? Médicos, Professores e outros profissionais insatisfeitos durante este período. Militares revoltados que ajudaram com armas e táticas. Milhões de pessoas que moravam em Cuba, que aderiram ao movimento.