O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), autarquia federal, foi criado em 1977, pela Lei nº 6.
, destinadas a garantir os direitos relativos à saúde, previdência e assistência social”. Com a Lei nº 6.
Os diversos institutos foram unificados em apenas um, o INPS (Instituto Nacional da Previdência Social) que passou a administrar a grande divisão responsável pela assistência à saúde, o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).
Criado em 1977, o Inamps era ligado ao Ministério da Previdência e Assistência Social, e fornecia atendimento com uma ressalva: somente era atendida a população formada por aqueles que trabalhavam em empregos formais e contribuíam com a Previdência Social (ou, seja, aqueles que tinham a popular “carteira assinada”).
As oportunidades contemplam os cargos de Médico Regulador, Médico Intervencionista, Enfermeiro Intervencionista, Farmacêutico, Técnico, Auxiliar de Regulação Médica, Técnico em Enfermagem, Socorrista Condutor de Ambulância, Socorrista Operador de Rádio, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado e Frota, ...
Basicamente, a Portaria 2048 de 2002 fala sobre o atendimento pré-hospitalar (APH) que nada mais é do que o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes. De acordo com a legislação, há dois tipos de APH: o Fixo e o Móvel.