crossorigin="anonymous">
Limpar bem o pé de porco, lavar em água corrente, raspar com faca e retirar a pele existente entre os dedos. Lavar novamente com sabão e escovar. Passar os pedaços numa mistura de limão, vinagre e fubá e reservá-los por cerca de cinco minutos. Terminar a limpeza lavando novamente os pezinhos em água corrente.
Em uma panela junte o sal grosso, o vinagre e água suficiente para cobrir os pés de porco. Afervente por uns 15 a 20 minutos ou o tempo suficiente para eliminar todos os resíduos e as impurezas ali presentes. Vá retirando-as espuma que se forma na superfície com ajuda de uma peneira.
Toque especial: pingue algumas gotas de limão sobre a carne. Isso ajudará a matar as bactérias e, inclusive, realçará o sabor da carne, deixando-a ainda mais suculenta.
Pode parecer bem contraditório, mas você sabia que outra maneira de dessalgar a carne-seca é colocando um pouco de sal? Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo.
Você pode usar batatas para remover um sabor excessivamente salgado dos assados de carne de porco. Corte a batata em fatias de 6 mm e coloque-as dentro do assado. Cubra o porco com as fatias finas e coloque mais fatias em torno do fundo da panela, cobrindo os sucos. Continue cozinhando de acordo com a receita.
Passo a passo
Limpar bem o toucinho, lembrando de tirar os pelos do porco. Para isso é só passar o toucinho no fogo, assim irá queimar os pelos indesejavéis corta em tiras fritar em oléo, a quantidade é minima, não precisa cobrir os torresmos.
Limpe e corte a barriga de porco em cubinhos ou em tirinhas. Numa tigela, coloque a barriga de porco e tempere com o sal. Coloque a banha de porco na panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe derreter um pouco. Coloque a barriga de porco na panela de pressão, com a banha ainda morna e misture bem.
Como preparar Torresmo sequinho e sem estourar Coloque o óleo para aquecer e quando estiver quente, coloque as barrigas deixe que fique cobertas pelo óleo, mexa de vez em quando até ficarem sequinhos. Fique tranquilo(a) não vai estourar e vai ficar uma delicia.
Rodrigo Oliveira frita os torresmos em dois tempos: primeiro a 150°C por 8 minutos, até ficarem dourados, e depois a 190°C por mais 3 minutos. "Eles ficam macios por dentro e sequinhos por fora", garante. Já Hermínio aconselha fritar em fogo baixo, de uma só vez, até dourar e ficarem crocantes.
Modo de preparo Tempere o torresmo com sal, pimenta, cachaça e óleo e deixe por alguns minutos para pegar gosto. Agora é colocar óleo em uma panela grande e deixar que ele esquente bem. Jogue os torresmos. Mexa de vez em quando para não queimar, até que fique branco.
Retire o torresmo da gordura, coloque sobre papel toalha e deixe esfriar por no máximo meia hora. Coloque o torresmo em saquinho plástico já etiquetado informando a segunda fase do processo e leve para congelar (geladeira ou freezer) por no mínimo 6 horas. Na última fase, torne a fritar e deixe dourar ao seu gosto.
Complete seu carrinho com estes produtos
Para se preparar a pele para o consumo, coloca-se pedaços pequenos da pele em gordura ou óleo bem quente. Desta maneira, os pedaços de pele crescerão e ficarão torradinhos. Um dos segredos para que a pele fique bem grande depois de frita é a pressão que se faz sobre ela com a escumadeira, ainda dentro da gordura.
Modo de Preparo
Modo de Preparo
Corte em cubos medianos e leve a uma panela em forno médio. Mecha até que elas não grudem umas nas outras. Quando começar a dourar volte a mexer para não queimar, espere começar a "espocar" ou "pururucar" e pronto. Fica bem sequinha e não cheia de gordura como essa aí.
Pré-preparo Rodrigo Oliveira, por sua vez, opta por deixar a peça em uma marinada de água, sal e um pouco de bicarbonato por seis horas para depurar a carne. Em seguida, ela é pendurada em um defumador por mais cinco horas. "Isso faz com que a pele perca gordura e umidade, deixando-a sequinha".