O verbo “haver” continuará na terceira pessoa do singular: “Havia graves problemas sociais no Brasil”, “Houve graves problemas…”, “Haverá graves problemas…”, “Haveria graves problemas…”, “Caso haja graves problemas…”, “Se houvesse graves problemas…”, “Quando houver graves problemas…” etc. Sempre singular.
Em linguagem informal, o verbo ter pode ser utilizado como um verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Isso ocorre quando é usado com o sentido de ter existência, sendo sinônimo de haver: Há pessoas na entrada esperando por você.
A dúvida diz respeito à seguinte frase: Compareça! É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter. ...
Como é classificado o verbo ter? O verbo “ter” é um verbo extremamente irregular, o que significa que, quando conjugado, seu radical sofre profundas alterações, de modo que não há regularidade em sua conjugação. Isso faz com que “ter” seja considerado um verbo anômalo.
Exemplos
Quais tempos verbais existem no português? Bom, dentro do português existem três principais tempos verbais, que são o presente o pretérito (passado) e o futuro.
VERBOS NO PASSADO:
Passado (Ontem,Teve,Jogou,Manteve,Casou,Tomou,Fez,Comeu,Dormiu,Ouviu) Essas são palavras com Verbo no passado que indica Antes e no Presente que indica Agora(Ler,Responder,Pesquisar,Assistir,Diz,Tem,Mexendo,Amo,Dormindo,Come) Essas são algumas palavras com o verbo no passado e no futuro, Verbo é o que indica ação ...
O verbo exprime uma ação, estado ou qualidade que se desenvolve no tempo presente, no tempo passado, ou no tempo futuro. Portanto, os três tempos fundamentais que o verbo pode indicar são: o presente, o passado (que chamamos de pretérito) e o futuro.