A literatura do Realismo reflete a realidade da segunda metade do século XIX nas produções literárias. ... Ao contrário do Romantismo, fase literária anterior, os escritores realistas não expressavam subjetividade na linguagem, assumiram uma postura cientificista em relação aos fatos reais.
Machado de Assis
1881
Artes visuais. O realismo fundou uma escola artística que surgiu no século XIX em reação ao romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade (como contexto social), na razão e na ciência. ... Como movimento artístico, surgiu na França, e sua influência se estendeu a numerosos países.
O Realismo é um movimento artístico voltado para a representação da realidade vivida pela sociedade, muitas vezes através de críticas a temas sociais, de forma simples. A linguagem realista é direta e objetiva, contrária ao subjetivismo característico do Romantismo.
Resposta. Resposta:A obra que marca o início do Realismo na literatura é Madame de Bovary de Gustave Flaubert, já no Brasil o grande marco é a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
A prosa realista criticava muito a igreja católica, por exemplo, que faz parte de uma instituição religiosa. Os escritores também criticavam bastante o preconceito, a intolerância e a exploração. E sempre faziam uso de uma linguagem direta e objetiva.
Entre os temas mais desejados estão à paisagem e os retratos. As cores eram sóbrias e a pincelada era livre, o que resultava numa representação nítida da realidade que os cercava. Entre os pintores Realistas se destacam Édouard Manet, Gustave Courbet , Honoré Daumier, Jean-Baptiste Camille Corot e Jean-François Millet.
Quatro ferramentas para criar desenhos realistas.
os artistas do___olhavam para o mundo com mais____,isto é, de maneira menos passional ou idealistas. Esse movimento se diferenciou do____ que valoriza a emoção, a imaginação e a criatividade. Autor de quadros como Enterro em Ornans e Os quebradores de pedra,____se tornou um dos artistas mais conhecidos do realismo.
Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. Aconteceu em um período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial.