16 de janeiro de 1919
7 de julho de 1848
O Governo de Rodrigues Alves pretendia realizar a modernização do país com a promoção de obras de saneamento, de reurbanização da capital federal, de incentivo à imigração e fixação de estrangeiros no campo, da expansão da malha ferroviária nacional. Rodrigues Alves, presidente do Brasil entre 1902 e 1906.
15 de novembro de 1902 – 1906
Francisco de Paula Rodrigues Alves (Guaratinguetá, 7 de julho de 1848 – Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1919) foi um advogado, político brasileiro, conselheiro do Império, presidente da província de São Paulo, presidente do estado de São Paulo, ministro da fazenda e quinto presidente do Brasil.
Seu governo foi marcado por ideais de reurbanização, modernização e saneamento básico, sobretudo no Rio de Janeiro, na época capital da República, a qual apresentava construções irregulares, acúmulo de lixo e proliferação de diversas doenças, das quais se destacam a febre amarela, a peste bubônica e varíola.
História do Brasil. O governo de Rodrigues Alves foi mais um dos mandatos presidenciais que chegaram à cadeira presidencial graças à articulação estabelecida pela chamada política dos governadores. Chegando ao cargo em 15 de novembro de 1902, o novo presidente era mais um componente integrante das oligarquias cafeeiras ...
No governo conhecido como Quadriênio Progressista, devido à excelente administração, remodelou-se os portos, ampliou-se a rede ferroviária e desenvolveu-se obras de urbanização e modernização da cidade do Rio de Janeiro.
2 de agosto - A marca automotiva Cadillac é fundada. 06 de Agosto - Ciclo da Borracha: Inicia a Revolução Acreana. 15 de Novembro - Assume o 5º Presidente eleito do Brasil, Rodrigues Alves. 5 de maio - A Lei do Serviço Público da Commonwealth cria o Serviço Público da Austrália.
Eventos. 1 de março: Rodrigues Alves é eleito presidente do Brasil na eleição presidencial direta. 12 de maio: Augusto Severo de Albuquerque Maranhão morre num acidente com seu balão, o Pax, em Paris, na França.
Rio de Janeiro
Brasília
Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, pois o ouro e os diamantes passaram a ser escoados pelo porto do Rio de Janeiro, aumentando a sua importância econômica e política. Em 1961, o Rio de Janeiro perdeu o título de Capital Federal para a Cidade de Brasília.
José I (1714-1777) a determinar em 31 de agosto de 1763 a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro. O Rio se tornou Capital, "cabeça do Estado do Brasil", como então se dizia, pela carta-régia de 27 de janeiro de 1763.
O Rio de Janeiro tornou-se capital da colônia portuguesa em 1763. Em 1808, virou a sede de todo o império português, com a atropelada fuga da monarquia de Lisboa para o trópico. O Rio passou a ser a capital de um império que incluía Angola e Moçambique, na África; Goa, na Índia; Timor, Sudeste Asiático; e Macau, China.
Geografia do Brasil O território brasileiro é dividido em 26 estados e um Distrito Federal e possui 27 capitais somando-se Brasília, que é a sede do governo do Distrito Federal e a atual capital do Brasil.
Resposta. Brasília (AFI: /bɾaˈziljɐ/) é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
Capitais do Brasil
O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,75 milhões), Brasília (3,05 milhões) e Salvador (2,88 milhões).
Regiões Brasileiras. Você sabia que o Brasil é dividido em cinco regiões? São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Região é uma área da superfície terrestre que apresenta características naturais (geomorfologia, vegetação, clima, entre outras presentes em uma região natural) e humanas (culturais, econômicas, políticas e sociais entre outras) que a diferenciam das demais áreas, configurando uma relativa unidade ou identidade interna ...
São 8.
Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. ... Tropical: abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso).
A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.