Plutão
Os planetas mais próximos do Sol Começamos com Plutão, que sempre está no meio de diversas polêmicas sobre ser um planeta ou não. Ele, que é o planeta mais distante do Sol, é seguido por Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Marte, Terra, Vênus e Mercúrio.
Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.
Movimentos dos Planetas O “movimento de rotação” designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia). Já o "movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano).
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi "rebaixado" na sua classificação astronômica. ... Mercúrio, o mais próximo, é o oitavo em tamanho do sistema solar.
A massa de Júpiter é 2,5 vezes maior do que a massa de todos os outros planetas do sistema solar somados. ... Portanto, Júpiter não se tornou uma estrela porque ele não possui a massa necessária para tal.
Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar: * Terra, Vênus, Urano e Netuno Marte, Terra, Saturno e Mercúrio Vênus, Marte, Plutão e Urano Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Já as partículas que ficaram mais próximas à parte central formaram os planetas rochosos. Isso ocorreu porque os materiais de menor densidade tendem a se afastar do Sol, enquanto os materiais mais pesados concentram-se mais próximos à estrela. Os planetas são considerados, portanto, “subprodutos” da formação do Sol.
Enquanto a Terra é basicamente formada de rocha e metais, os planetas gasosos — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - são gigantes de hidrogênio e hélio: não coincidentemente, uma composição quase como a do Sol. ... Então, se esses planetas são hidrogênio e hélio, faz sentido pensarmos neles como grandes bolas de gás.
Os quatro maiores planetas do Sistema Solar são gasosos. Em Júpiter e Saturno, um hipotético astronauta não poderia caminhar, apenas mergulhar em sua superfície líquida. Em Urano e Netuno, ele encontraria rocha e gelo.