EQST

Por Que A Itlia O Berço Do Renascimento?

Por que a Itália o berço do Renascimento?

Pode-se afirmar que a Itália foi o berço do Renascimento porque foi nela que o renascimento comercial surgiu, isto é, as cidades desenvolveram uma classe burguesa comerciante, e isso revigorou a economia e o desenvolvimento no país, que na época, era dividido.

Em que cidade ocorreu o renascimento?

Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Qual a relação da Itália com o renascimento?

O Renascimento propriamente dito foi precedido na Itália por um importante período de fermentação cultural a partir de meados do século XIII, em parte inspirado pela presença de um novo movimento religioso desencadeado pelas ordens mendicantes, em especial a fundada por São Francisco de Assis, que pregou entre os ...

Qual a relação entre o Renascimento e a modernidade?

Resposta: o renascimento foi o primeiro grande movimento artistico,cientifico,literário e filosófico da modernidade.

Qual era a relação entre a Igreja Católica e o movimento renascentista?

A Igreja Católica percebendo o crescimento da importância dos renascentistas e a perda gradual de sua influência buscou limitar os descobrimentos científicos e utilizou a arte para sua própria exaltação, um exemplo disso é a pintura da capela Cistina.

Qual relação entre a religião e O Renascimento?

Resposta. Ao romper com os paradigmas defendidos pela Igreja Católica, o Renascimento representou a ascensão dos ideais burgueses sobre o pensamento e a cultura medieval. A mentalidade renascentista rompeu com a visão de mundo onde a religião ocupava o centro de todas as questões.

O que o movimento renascentista negava?

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento. ... Os homens do renascimento não negavam a existencia de deus, a importancia que o homem tem era base do humanismo.

Porque a Igreja Católica era contra o renascimento?

O Renascimento Cultural vinha trazendo uma nova corrente de pensamento, os renascentistas promoviam a racionalização e o desapego a igreja e sua doutrina. O renascimento vinha com antropocentrismo (homem no centro), em oposição ao teocentrismo (deus no centro) da igreja. Trouxe tbm a proibição da venda de indulgências.

Quais foram as principais críticas feitas à Igreja Católica durante o Renascimento?

As principais críticas estavam ligadas a venda de indulgências, ao afastamento dos monges, a crescente promiscuidade clerical e ao desrespeito com a fé alheia.

Quais foram as principais motivações dos Reformadores e quais consequências eles sofreram?

Resposta: A insatisfação das pessoas com a igreja católica, principalmente com a venda de indulgências, foi q principal motivação, os reformadores tiveram como consequência perseguições, foram expulsos da religião e por fim, fundaram suas próprias doutrinas.

Quais as consequências que os reformadores sofreram?

- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa; - Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista; ... - Reação da Igreja Católica (Contrarreforma) ao movimento de Reforma Protestante.