O que é faturamento O faturamento é a soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos e/ou serviços na empresa em um determinado período.
10 dicas de como manter o faturamento da sua clínica em dia
Trata-se do EXTRATO de procedimentos realizados pela CLÍNICA e que serão COBRADOS do convênio. Ocorre no final do período, normalmente no dia em que o lote de procedimentos é enviado ao CONVÊNIO. Ao fechar o LOTE DE FATURAMENTO, você não poderá mais modificá-lo, incluindo ou excluindo um procedimento daquele lote.
Vamos ver os mais comuns.
O que o Auxiliar de Contas Médicas faz? Auxilia no controle de glosas médicas e faturamento de contas. Encaminha solicitações de exames e medicamentos prescritos.
Controla e participa dos trabalhos de análise e conciliação de contas, confere saldos apresentados, localiza e emenda os possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis. Analisa e audita todas as guias médicas existentes, visando minimizar o impacto das glosas médicas no faturamento.
Glosas são faturamentos não recebidos ou recusados nas organizações de saúde, por problemas de comunicação entre clínicas e convênios. Em geral, as glosas acontecem quando as informações sobre um atendimento, fornecidas pelo prestador, não batem com o registro no banco de dados do plano de saúde.
O que o Analista de Recursos de Glosas faz? Controla e participa dos trabalhos de análise e conciliação de contas, confere saldos apresentados, localiza e emenda os possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis.
A glosa médica pode ser categorizada com base na sua causa. Os três tipos principais são glosas administrativas, técnicas e lineares, sobre as quais discorreremos a seguir. Cada uma delas apresenta peculiaridades e erros diferentes, que podem ser corrigidos por vias distintas.
Entenda como evitar glosas hospitalares em 3 dicas
Como evitar glosas na instituição de Saúde
As glosas hospitalares consistem em cancelamento da remuneração da fatura da conta hospitalar analisada pelo auditor da operadora, quando este considera que a cobrança é indevida ou ilegal, ou seja, nos casos em que o auditor não consegue esclarecer dúvidas suscitadas por normas e práticas das instituições de saúde(5).
A auditoria operacional avalia se há alguma inconformidade que poderia gerar glosa. Com esse objetivo, é feita uma retrospectiva passando pelo diagnóstico, tratamentos, exames, taxas e materiais consumidos pelo paciente.
5.
A conta do paciente é o conjunto de documentos e informações destinados ao registro de gastos realizados com o enfermo durante seu atendimento no hospital. Por causa da realização desses registros, a conta do paciente serve como instrumento de defesa para ele mesmo, para a instituição, para o médico e para o convênio.