Sabemos que o nosso corpo precisa de constantes substâncias, por vezes essas substâncias precisam ser transportadas pelo corpo e em grande parte delas, são transportadas através das células, que circulam pelo corpo humano e para isso usam do retículo endoplasmático para o transporte.
O interior das células vivas é eletricamente negativo em relação ao fluido extracelular no qual eles são banhados; ao mesmo tempo, as células têm maiores concentrações de potássio (K + ) e menores concentrações de sódio (Na + ) do que o líquido extracelular.
O retículo endoplasmático existe no citoplasma das células eucarióticas, e ele é um sistema de membranas que atua não somente no transporte dessas substâncias, mas também atua na síntese das substâncias com as células, mostrando a sua importância.
O transporte ativo de material de pequeno tamanho molecular usa proteínas integrais na membrana celular para mover o material – essas proteínas são análogas às bombas. Algumas bombas, que realizam transporte ativo primário, acoplam-se diretamente ao ATP para conduzir sua ação. No transporte secundário, a energia do transporte primário pode ser usada para mover outra substância para dentro da célula e aumentar seu gradiente de concentração.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Por ser um tipo específico de difusão, as outras características são iguais: acontece de forma natural, sem gasto energético e a favor do gradiente de concentração.
Gostou do nosso artigo sobre o que é Transporte Ativo e Passivo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
A célula expele resíduos e outras partículas através do processo reverso, exocitose. Os resíduos são movidos para fora da célula, empurrando uma vesícula membranosa para a membrana plasmática, permitindo que a vesícula se funda com a membrana e se incorpore na estrutura da membrana.
O sistema de transporte ativo primário usa o ATP para mover uma substância, como um íon, para a célula e, muitas vezes, ao mesmo tempo, uma segunda substância é removida da célula. A bomba de sódio-potássio, uma bomba importante em células animais, gasta energia para mover íons de potássio para a célula e um número diferente de íons de sódio para fora da célula ( Figura ). A ação desta bomba resulta em uma diferença de concentração e carga através da membrana.
Na fagocitose, uma porção da membrana invagina e flui ao redor da partícula, eventualmente se separando e deixando a partícula completamente envolvida por um envelope de membrana plasmática. Os vacúolos são decompostos pela célula, com as partículas usadas como alimento ou despachadas de alguma outra forma. A pinocitose é um processo semelhante em menor escala.
Com exceção dos íons, pequenas substâncias passam constantemente pelas membranas plasmáticas. O transporte ativo mantém concentrações de íons e outras substâncias necessárias às células vivas frente a essas mudanças passivas. Muito do suprimento de energia metabólica de uma célula pode ser gasto na manutenção desses processos. Como os mecanismos de transporte ativo dependem do metabolismo celular para obter energia, eles são sensíveis a muitos venenos metabólicos que interferem no suprimento de ATP.
Exemplo: quando respiramos, o oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática por difusão. Leia mais sobre Sistema Respiratório!
Assim, em uma célula viva, o gradiente de concentração e gradiente elétrico de Na +Promove a difusão do íon na célula, e o gradiente elétrico de Na + (um íon positivo) tende a direcioná-lo para dentro do interior carregado negativamente. A situação é mais complexa, no entanto, para outros elementos, como o potássio.
A osmose também pode ser considerada um tipo especial de difusão, pois nela o soluto não se desloca, e sim o solvente! Ela ocorre entre dois meios aquosos que separados por uma membrana semipermeável (o fato de ser semipermeável garante que os solutos não podem passar, apenas o solvente).
Antes de continuarmos com a diferença entre Transporte Ativo e Passivo, precisamos conhecer outros conceitos. Ao longo das explicações eles serão citados e você pode voltar aqui para relembrar!
Observe que a classificação depende de quais elementos se compara! O soro é isotônico em relação aos líquidos corporais humanos, contudo, se compararmos o soro com a água do mar, o soro será visto como hipotônico em relação à água do mar.
Uma vez que o transporte ativo primário ocorreu, pode acontecer de ele desencadear o ativo secundário. No secundário, a energia modifica a concentração das moléculas transportadas, assim, ele induz uma concentração forçada de um lado e do outro da membrana, para gerar o transporte entre eles.
Ocorre com a quebra de ATP, a principal fonte energética celular. Durante a quebra, há liberação de energia que são utilizadas pelas pelas proteínas de transporte. Assim, elas poderão carregar moléculas contra o gradiente de concentração.
Algumas doenças humanas são causadas por uma falha na endocitose mediada pelo receptor. Por exemplo, a forma de colesterol denominada lipoproteína de baixa densidade ou LDL (também conhecida como colesterol “ruim”) é removida do sangue por endocitose mediada por receptor. Na doença genética humana, hipercolesterolemia familiar, os receptores de LDL estão com defeito ou faltando completamente. As pessoas com essa condição têm níveis de colesterol com risco de vida em seu sangue, porque suas células não conseguem remover a substância química do sangue.