EQST

O Que Torporoso Na Enfermagem?

O que é Torporoso na enfermagem?

O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque; já o obnubilado só responde a estímulos mais vigorosos; o torporoso, somente a estímulos dolorosos; e, por fim, o comatoso que não responde a nenhum tipo de estímulo.

O que é um comatoso?

adj. 1. Referente, respeitante ou concernente a coma, a uma situação ou condição de inconsciência: ele encontrava-se em estado comatoso.

O que é um paciente vigil?

AVALIE SE O CLIENTE APRESENTA-SE: - Vigil: Apresenta abertura ocular espontânea, estado alerta e responsivo; - com Sonolência: Lentificação dos processos ideacionais, fala pastosa, pouca movimentação; - com Obnubilação/turbação da consciência: moderado comprometimento, compreensão dificultada; - Dissociação da ...

Qual é o significado de estupor?

Estupor é falta de resposta em que a pessoa somente pode ser despertada com estímulo físico vigoroso. Coma é falta de resposta em que não é possível despertar a pessoa e em que os olhos permanecem fechados, mesmo quando ela é estimulada.

O que causa estupor?

Causas. Entre as possíveis causas de estupor estão doenças graves, lesões ou anomalias. Por exemplo: uma pancada na cabeça pode gerar um breve estado de inconsciência, enquanto traumatismos graves, encefalite e reações tóxicas a medicamentos podem provocar um estado de inconsciência prolongado.

Quais os sintomas de estupor?

Os episódios de estupor podem ser isolados ou recorrentes....Sintomas

  • Dificuldade ou incapacidade de mover parte ou a totalidade do corpo;
  • Dificuldade ou incapacidade em perceber luz, ruídos ou estímulos táteis;
  • Incapacidade de responder a estímulos externos;
  • Ansiedade elevada.

O que é estupor depressivo?

Estupor Depressivo: É uma situação grave depressiva, onde o individuo costuma permanecer na cama ou sentado por um longo período, em estado de catalepsia, que exprime com ausência de respostas, recusa alimentar, muitas vezes o individuo urina e defeca no local de permanência, podendo também desidratar e morrer por ...

Para que serve o remédio contra estupor?

De acordo com a experiência dos usuários, ele serve também para: diminuir a febre; combater a verminose; melhorar dores nas articulações, reduzir o diabetes, emagrecer, aliviar dor nos rins, melhorar a libido, ajudar a descer a menstruação atrasada, parar diarreia e limpar manchas na pele!

O que quer dizer catatonia?

A Catatonia é uma perturbação do comportamento motor que pode ter tanto uma causa psicológica ou neurológica. A sua forma mais conhecida envolve uma posição rígida e imóvel que pode durar horas, dias ou semanas. Mas também pode se referir a agitação motora sem propósito mesmo sem estímulos ambientais.

O que é esquizofrenia catatônica?

A Esquizofrenia Catatônica é caracterizada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo.

Quais são os diferentes tipos de esquizofrenia?

Quais são os tipos

  1. Esquizofrenia paranoide. ...
  2. Esquizofrenia Catatônica. ...
  3. Esquizofrenia Hebefrênica ou Desorganizada. ...
  4. Esquizofrenia Indiferenciada. ...
  5. Esquizofrenia Residual.

O que é a esquizofrenia Hebefrênica?

A esquizofrenia hebefrênica é uma forma de esquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem freqüentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado.

Qual o tipo mais grave de esquizofrenia?

A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.

O que é a esquizofrenia simples?

Esquizofrenia simples: A esquizofrenia simples apresenta mudanças na personalidade. O paciente prefere ficar isolado – o que inibi seu convívio social –, é disperso aos acontecimentos do dia a dia e insensível no que diz respeito a afetos.

Quantos anos de vida tem um esquizofrênico?

A doença atinge um milhão de brasileiros, mas não afeta apenas a qualidade de vida dos pacientes: toda a família precisa lidar com os sintomas da enfermidade. É a mais cara entre as doenças mentais custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em média, reduz em 15 anos a expectativa de vida do esquizofrênico.

Quais são as consequências da esquizofrenia?

O cérebro da pessoa com esquizofrenia tem um desequilíbrio de neurotransmissores que provoca sintomas como alucinações, delírios, ideia de perseguição, pensamento desorganizado, dificuldade de falar, perdas cognitivas, perda na capacidade de demonstrar emoção, entre outros.

Quem tem esquizofrenia é perigoso?

Pacientes com esquizofrenia não são perigosos “Durante as crises, especialmente naquelas em que o paciente se sente perseguido, pode haver comportamento agressivo, mas na maior parte das vezes, o esquizofrênico não oferece risco aos outros”, afirma Aratangy.

Quais são as doenças mentais crônicas?

Além disso, transtornos mentais mais comuns, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), podem se tornar crônicos com o passar dos anos, devido a tratamentos tardios, negligenciados ou outras condições do quadro.

Qual o nome da doença que deixa a pessoa louca?

O portador de esquizofrenia, quando em surto, costuma agir em função dos seus delírios e alucinações, perdendo a liberdade de escapar a essas vivências fantásticas. Cerca de 1% da população é acometida pela doença, geralmente iniciada antes dos 25 anos de idade.

Quais são as emergências psiquiátricas?

Muitas são as emergências relacionadas a episódios decorrentes de distúrbios mentais, principalmente a esquizofrenia, os ataques de pânico e a mania depressiva. Devido à relação intrínseca entre os desajustes psíquicos e as relações sociais, essas situações exigem uma intervenção médica imediata.

Quais as condutas a serem tomadas em situação de emergência psiquiátrica?

Quais são os cuidados necessários em casos de emergência de pacientes psiquiátricos?

  • Identificar o grau de emergência do paciente.
  • A importância da estabilização do quadro.
  • Estabelecer um diagnóstico de imediato.
  • Identificar a doença psiquiátrica.
  • Realizar a medicação quando necessário.

São consideradas urgências e emergências psiquiátricas?

As urgências e emergências psiquiátricas podem ser definidas como: “qualquer alteração de natureza psiquiátrica em que ocorram alterações do estado mental, as quais resultam em risco atual e significativo de morte ou injúria grave, para o paciente ou para terceiros, necessitando de intervenção terapêutica imediata.” ( ...

Qual a diferença entre urgência e emergência psiquiátrica?

Emergência - situação de risco grave que exige uma intervenção imediata em minutos ou horas – o paciente está se colocando em risco ou colocando outra pessoa em risco. Urgência - situação de um risco menor que exige uma intervenção em curto prazo podendo ser em dias ou semanas.