Diagnóstico: Nevo Melânico Intradérmico. Os nevos são tumores pigmentados benignos, formados pela proliferação de melanócitos da junção dermoepidérmica. As células proliferadas formam ninhos e migram para a derme onde podem se agrupar a elementos derivados das células de Schwann.
São nevos melanocíticos adquiridos do tipo juncional ou composto, com características clínicas próprias e que têm como característica histológica uma proliferação desordenada de vários melanócitos atípicos ou displásicos, o que os distingue dos comuns.
A retirada de pintas é considerada uma microcirurgia, que não causa nenhum tipo de dor e totalmente segura. O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi.
Valor muito variável mas em média 500,00 cada lesão.
Tipos de Remoção de Pintas Biópsia com Punch: o dermatologista utiliza um pequeno tipo de bisturi circular (punch), para retirar a lesão. A ferida resultante é pequena e pode receber um ponto para ser fechada. Vários diâmetros de punches são disponibilizados, cada um adequado aos diferentes propósitos.
Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol. Durante a gravidez é comum elas aparecerem, pois a mulher começa a produzir hormônios capazes de estimular sua formação e isso também pode aumentar as já existentes.
De acordo com o médico, a melhor forma de prevenir as melanoses é praticar uma exposição solar consciente. “É preciso reconhecer que a exposição solar excessiva pode trazer resultados indesejados no médio e longo prazos.