Resposta. Um clássico, pois, além de já ter sido classificado como clássico por críticos, o livro se torna tal pois sobrevive a gerações e ainda é atual já que o livro se trata de emoções, como o ciúme, que são coisas que teremos de conviver independente do século.
Certamente não é dos livros mais fáceis, mas é de uma construção literária memorável. Com personagens e enredo acima da média, conta a história de Jean Valjean, um homem muito azarado, com família numerosa, que foi condenado 20 anos a trabalhos forçados, por roubar pão para dar de alimento aos seus sobrinhos.
Leia Os Miseráveis quando estiver relaxado, não sob estresse ou com pressa. Dessa forma, vai poder usufruir mais do enredo. Estudos apontam que estar em ambientes positivos e relaxantes pode nos motivar a ler. Por exemplo: deixe a cópia de Os Miseráveis na cabeceira da cama para pegá-la sem dificuldade antes de dormir.
1845
É uma das personagens principais do livro. Uma pobre criança adotada por um casal a pedido de sua mãe ,Fantine , e muito maltratada pelo mesmo. posteriormente ela passa a ser criada pelo pelo personagem principal Jean Valjean , se torna uma bela mulher e viverá um romance comovente.
Fauchelevent
Éponine
Victor Hugo
Ficção histórica
3 Volumes
Depois desse episódio, Jean Valjean pode tornar-se um comerciante e industrial de sucesso e chega ao cargo de prefeito em uma pequena cidade, acobertado sob um nome falso. Que nome Jean Valjean adota a partir de então? Ele se apresenta como o Sr Madeleine.
À tarde, o bispo de Digne, depois de passear pela cidade, voltara para casa e fora para o quarto, onde ficaria trabalhando em um livro que estava escrevendo. Charles-François Myriel, o bispo, também era conhecido como Monsenhor Benvindo. Era um velhinho de 75 anos, de uma bondade e simplicidade cativantes.
Era um homem que havia sido preso nas gales por roubas um pão que quando foi solto foi depois de algumas coisas hospedado na casa do Monsenhor Bem-Vindo ( Padre) e roubou os valiosos cálices e talheres.
Jean Valjean, ou também conhecido como prisioneiro 24601, é o personagem principal do livro Os Miseráveis, de Victor Hugo. Sua história é bastante trágica. Perde os dois pais ainda criança, sendo criado pela irmã. Quando ela fica viúva, com sete filhos para criar, ele começou a ajudá-la.
O inspetor Javert (1780-1832) é uma das personagens principais do romance Os Miseráveis de Victor Hugo. Metódico e racionalista ao extremo, Javert é um homem cego pela lei e pela ordem e dedica a sua vida a combater o crime e a perseguir aqueles que o sentido lato da legislação define como criminosos.
Bispo Charles-François-Bienvenu Myriel, conhecido como Bispo Myriel ou Monsenhor Bienvenu, é um personagem do romance Os Miseráveis, de Victor Hugo, 1862. ... Ele serviu como modelo de Hugo por Myriel. Tanto no romance como no filme e adaptações musicais dele, o bispo é um herói que personifica a compaixão e misericórdia.
Ele é baleado e morto pelos soldados. Mais tarde, Valjean salva Javert de ser executado pelos insurgentes.
A fim de continuar a ganhar dinheiro para Cosette, Fantine se torna uma prostituta. ... Ele sente pena de Fantine e Cosette, e diz a ela que vai recuperar sua filha. Ele envia Fantine para sua enfermaria, sofrendo de uma doença que provavelmente é tuberculose.
Jean Valjean já não era mais o mesmo homem. O perdão concedido pelo bispo o ofuscava. Roubara a moeda do garoto em um impulso, por hábito, por instinto. Mas, quando Jean Valjean tomou consciência de seu ato, veio a angústia.
Jean Valjean foi condenado por roubar um pão, tendo sido posto em liberdade após cumprir dezenove anos de prisão, cuja condenação se deu por meio de serviços forçados, exclusão do convívio social e tratamento desumano conferido pelo Estado.
O único que o abriga é Myriel, bispo de Digne. Jean Valjean rouba-lhe os talheres e foge no meio da noite. Porém é pego pelos policiais e levado à casa do bispo. ... Tamanha bondade vinda de um ser humano faz Jean Valjean repensar sua posição em relação aos homens e à sociedade.
Marius é um jovem idealista que desentendeu com o avô por causa de assuntos políticos. O rapaz lutava pela liberdade das pessoas e contra a monarquia de Napoleão, governo apoiado pelo avô. Sem a ajuda da família, Marius foi morar num cortiço, abrigo dos miseráveis. Mal tinha o que comer.
O prefeito de Montreuil vai ao julgamento de Champmathieu. O acusado narra que trabalhava como carpinteiro para Baloup, em Paris, e que não roubou nenhuma maçã. Ele afirma que apenas encontrou um galho quebrado com algumas frutas. Afirma que se chama Champmathieu e não Jean Valjean.
Após uma longa noite de hesitação (tempestade em um crânio), Sr. Madeleine vai para o julgamento e revela sua verdadeira identidade, dizendo: "Senhores jurados, mandem soltar o acusado. Senhor presidente, mande-me prender: o homem que procuram não é ele, sou eu. Sou Jean Valjean"[2].
JEAN VALJEAN --> é o personagem principal do início do livro . Ele rouba um pão para alimentar a família e é preso . ... FANTINE --> é mãe -solteira de Cosette de3 anos ela dá a filha para uma família criar , com o compromisso de mandar mensalmente 7 francos franceses, para sustentar a menina .