Saber que contaminantes estão, ou poderão estar, presentes no ambiente de trabalho é o primeiro passo para assegurar que o sistema respiratório do trabalhador esteja protegido. Pode- se fazer um monitoramento qualitativo para identificação dos contaminantes e outro, quantitativo, para avaliação de suas concentrações.
EPI é um item de segurança fundamental para as pessoas que exercem atividades de riscos. ... Como a própria lei o define, Equipamento de Proteção Individual (E.P.I) é todo meio ou dispositivo de uso pessoal destinado a proteger a incolumidade física do trabalhador durante a atividade laboral. Segundo o Eng.
Espaço Confinado – 7 procedimentos essenciais para segurança
33.
Segundo a recomendação da OSHA, as equipes de resgate devem ser qualificadas em procedimentos de salvamento e uso dos EPRs pelo menos uma vez ao ano; em locais onde haja risco de concentrações de gases inflamáveis ou venenosos, deve ser previsto treinamento mensal.
33.
NR33 - Identificação de espaços confinados
Área Classificada: área potencialmente explosiva ou com risco de explosão. Atmosfera IPVS - Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde: qualquer atmosfera que apresente risco imediato à vida ou produza imediato efeito debilitante à saúde.
Fica determinado que espaço confinado não perturbado é aquele que não tem suas características alteradas antes, durante e depois a realização das atividades necessárias, ou seja, após a Permissão de Entrada de Trabalho (PET – documento obrigatório para quem trabalha em um espaço confinado) ser elaborada, as condições ...
QUANDO VOCÊ PODE ENTRAR EM UM ESPAÇO CONFINADO? Somente quando a empresa fornecer a Autorização na folha de permissão de entrada. Obs.: Esta folha de permissão de entrada é exigida por lei e é executada pelo supervisor. O serviço a ser executado deve sempre ser acompanhado por um vigia.
Deve-se medir a concentração de oxigénio, a percentagem na atmosfera interior não deve ser inferior a 19,5%. Igualmente, deve-se efectuar a medição dos gases tóxicos ou inflamáveis, em função do tipo e condições do recinto, através de detectores específicos.
Já sabemos que riscos atmosféricos são comuns como a deficiência de oxigênio e gases inflamáveis e tóxicos e podem ser encontrados em todos os tipos de espaços confinados.
Existem inúmeros riscos presentes nas atividades em espaços confinados, entre os quais podemos destacar:
O trabalho em confinamento oferece, ainda, outros riscos, conforme a listagem a seguir:
Que tipos de atividades são realizadas em Espaços Confinados?
Cabe ao empregador segundo a NR-33 (item 33.
A sigla PET significa Permissão de Entrada e Trabalho, trata-se de um documento referente às medidas administrativas a serem adotadas no trabalho em espaço confinado, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho, assim como a segurança e saúde dos trabalhadores e de terceiros.
A Permissão de Entrada e Trabalho (PET) é um documento escrito obrigatório para execução de trabalho em áreas de risco controladas. ... As mais comuns são as áreas de trabalho a quente – sob altas temperaturas, com produtos químicos, em espaço confinado, escavações, com gases ou explosivos e no trabalho em altura.
6 Passos para elaborar uma APR – Análise Preliminar de Risco- que funciona!