EQST

O Que Ndice De Pulsatilidade?

O que é índice de Pulsatilidade?

Qualidade do que tem pulsação, do que é pulsátil (ex.: índice de pulsatilidade; abdómen sem sopros ou pulsatilidades).

O que significa IP médio das artérias uterinas?

Assim, quando temos um fluxo de artérias umbilicais adequado, IR ou IP abaixo do P95 para a idade gestacional, isto é indicativo que a placenta se encontra em funcionamento suficiente para prover o feto. Quando ocorre aumento do IR ou IP nos dá um alerta que deve haver mau funcionamento placentário.

O que é artéria uterina direita?

As artérias uterinas são duas, uma à direita e outra à esquerda. Elas são os principais vasos sanguíneos que irrigam o útero. Possuem também diversas ramificações em todo o útero que desempenham um papel importante na manutenção sanguínea no ciclo menstrual com as alterações do endométrio e durante a gravidez.

O que significa artéria uterina?

A artéria uterina é uma artéria que as mulheres têm e que faz a irrigação sanguínea do útero, uma função fundamental durante a gravidez.

O que é doppler das artérias uterinas?

O doppler obstétrico é um dos recursos disponíveis para a avaliação da vitalidade fetal em gestações com risco de insuficiência placentária. Os outros métodos são o controle da movimentação fetal (mobilograma), a cardiotocografia e o perfil biofísico fetal.

O que é uma incisura?

Depressão, reentrância, entalho ou sulco estreito existente na superfície ou no bordo de um órgão.

O que é artéria cerebral média?

Artéria Cerebral Média: Nos fetos comprometidos, o fluxo sanguíneo é redistribuído da periferia para o cérebro, fenômeno da redistribuição hemodinâmica. O doppler da artéria cerebral média é uma ferramenta útil como preditor de anemia fetal em gestações de risco.

O que é vasodilatação cerebral?

Vasodilatação é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. É o processo oposto à vasoconstrição.

O que causa Diastole zero?

Diástole Zero (DZ): sonogramas de artérias umbilicais que exibem ausência de velocidade de fluxo durante a diástole. Diástole Reversa (DR): sonogramas de artérias umbilicais com presença de velocidade de fluxo reverso durante a diástole. A incidência de DZ ou de DR em gestações normais é extremamente baixa.

O que significa quando o bebê está centralizado?

Introdução: A centralização do fluxo sanguíneo fetal é um fenômeno de compensação vascular devido à alteração na resistência da circulação fetal, caracterizado pela redistribuição hemodinâmica do fluxo sanguíneo, com perfusão preferencial para órgãos nobres (cérebro, coração e glândulas adrenais) em detrimento dos ...

O que significa hipoxemia fetal?

Sofrimento fetal ou hipóxia neonatal ocorre quando o feto é submetido a períodos de hipóxia (privação de oxigênio). Pode ser agudo ou crônico. Sofrimento fetal agudo é quadro de asfixia grave que ocorre, geralmente, durante o trabalho de parto e que se caracteriza por redução brusca e intensa das trocas materno-fetais.

O que é perfil hemodinâmico fetal?

O perfil hemodinâmico fetal incluiu a avaliação dos seguintes vasos da circulação fetal: aorta, artéria cerebral média e ducto venoso. A aorta fetal foi estudada em sua porção torácica descendente, facilmente identificada quando se realiza um corte longitudinal do tórax fetal.

O que é dopplervelocimetria?

A dopplervelocimetria permite a avaliação da circulação materna (artérias uterinas), feto-placentária (artérias umbilicais) e fetal (artéria cerebral média, aorta abdominal, renais, ducto venoso, seio transverso)1.

Quando fazer o Doppler Obstetrico?

Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.

O que quer dizer onda a positiva?

A maioria dos estudos que examinam o fluxo do ducto venoso classificou as formas de onda como normais, quando a onda a observada durante a contração atrial é positiva ou anormal, quando a onda a está ausente ou invertida.