Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.
Até onde se sabe, o universo é composto por quatro forças fundamentais: o eletromagnetismo, a força nuclear fraca, a força nuclear forte e a gravidade, que se tornou a atual queridinha dos físicos depois da comprovação da existência das ondas gravitacionais — responsável por mudar toda a física como a conhecemos hoje.
Força fraca A interação fraca age entre os dois tipos de férmions: léptons e quarks. É a força responsável pelo decaimento radioativo, realizando a transformação de um tipo de quark em outro por meio da emissão de elétrons ou de pósitrons (antimatéria correspondente ao elétron).
Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.
b) De acordo com a Terceira Lei de Newton, a Lei da Ação e Reação, se a Terra exerce uma força de ação sobre a Lua, esta deve exercer uma força atrativa sobre a Terra de mesmo módulo e direção, porém, no sentido oposto, logo, a força que a Lua faz sobre a Terra também é de 20.
As forças elétricas, as magnéticas e as gravitacionais têm em comum o fato de que A- podem ser forças atrativas ou repulsivas.
Gravidade ou gravitação é uma força que regula os objetos em repouso. ... O mesmo ocorre com o Sol que, por sua vez, exerce a força de atração para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor. Newton concluiu a existência de uma força de atração mútua entre todos os corpos, a qual dependeria de suas massas.
O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo. ... Os objetos que possuem massa exercem atração sobre outros corpos que também possuem massa.