Platão questionou as ideias dos sofistas. Dos seus diálogos, se pode dizer que suas críticas aparecem mais objetivamente no Sofista, no Político e no Górgias. Nestes, a visão platônica se refere principalmente à questão moral, política e metodológica dos sofistas.
Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica. ... Apesar disso, eles deixaram importantes contribuições à filosofia.
O termo "sofista" tem sua origem no idioma grego, a partir da palavra "sophistēs", derivada de "sophia" e "sophos", significando "sabedoria" e "sábio" respectivamente. O termo Sophistēs foi originalmente utilizado por Homero, para descrever alguém habilidoso em uma determinada atividade.
2-Pode-se dizer que o conjunto das ideias sofistas se opõe ao propósito teórico dos pré-socráticos no tocante a que: A) os sofistas não defendem a possibilidade de verdades universais e os pré-socráticos buscam o princípio de todas as coisas.
Entre os sofistas, destacam-se: Protágoras, Híppias, Górgias, Isócrates, etc. Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica.
Resposta. Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.
Resposta. porque ao contrario dos socrates eles queriam ganhar para ensinar e socrates nao concordava cm isso ele achava que a verdade tinha que ser para todos.
O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. ... Uma das descrições, que alguns sofistas atribuíam a si mesmos, era a habilidade de refutar qualquer assunto.
discriminação por parte dos filósofos, Isso era considerado desrespeito a um valor grego do apego ao lugar, por isso, eram vistos como estrangeiros e mercenários de vida errante. Eram principalmente competidores nos discursos como se estivessem travando uma guerra e em seguida eram aclamados por uma platéia.
Os sofistas possuem o mérito de iniciar uma etapa na filosofia grega na qual o ser humano é colocado no centro das atenções, com todas as suas angústias, contradições e ambiguidades. O movimento sofístico era formado por um conjunto de pensadores que partilhavam afinidades de ideias e modo de vida.
Convencimento. Retórica. Persuasão. Essas são marcas dos sofistas.
Surgiu na Grécia Antiga, e sofistas como Protágoras (que negava verdades absolutas) e Górgias foram muito criticados por Aristóteles e Platão por causa de seus argumentos dúbios. Nesse período, acreditava-se que a Virtude, ou a excelência, só poderia ser obtida pela elite ateniense, um atributo de berço.
A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional.
Resposta: A carreira mais cobiçada na época era a de político. Os sofistas se concentravam em ensinar oratória. Já que acreditavam que a verdade é relativa, os sofistas ensinavam seus alunos o dom da oratória e o uso da retórica para alcançar objetivos ao persuadir outras pessoas.
A maior contribuição dos sofistas foi, certamente, utilizarem-se da razão para ajudar a colocar o ser humano em seu devido lugar, ou seja, no centro das atenções. ... A sofística veio, exatamente, resgatar o ser humano das sombras da filosofia da physis e colocá-lo em total evidência.