A respiração profunda e lenta possibilita diminuir a frequência cardíaca e a liberação de adrenalina, acalmando o simpático e elevando o parassimpático, promovendo um estado de equilíbrio no organismo.
A bradipneia é o termo médico para uma taxa reduzida de respiração, taxa de respiração anormalmente lenta. O critério para isso é quando a taxa de respiração de uma pessoa é menor que 12 respirações por minuto.
Quando a falta de ar surge, sentar e tentar se acalmar são os primeiros passos a serem seguidos, mas se a sensação de falta de ar não melhorar dentro de meia hora ou, caso piore, deve-se ir ao pronto-socorro.
Segure o ar um pouco e comece a expirar pela boca e de maneira ainda mais lenta – você pode contar até oito. Repita ao menos cinco vezes. Deite de barriga para cima coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire contando mentalmente até quatro e expire no mesmo tempo, sempre pelas narinas.
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Faça o seguinte: comece soltando todo o ar que está preso. Depois, inspire pelo nariz e conte até quatro. Feito isso, segure completamente a respiração e conte até sete, em seguida, soltando novamente todo o ar enquanto conta até oito. Repita o ciclo três vezes para conseguir o efeito calmante.
Conheça métodos para respirar melhor