Usar o Modelo de Dados para criar uma nova Tabela Dinâmica
As tabelas dinâmicas do Excel permitem resumir dados em poucos cliques. O recurso é bastante flexível e ideal para ajudar na análise de planilhas com grande quantidade de informações. O usuário pode alternar os valores entre colunas e linhas em tempo real.
O primeiro passo é abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.
Converter em tabela dinâmica
Siga um destes procedimentos:
Acesse Inserir > Tabela Dinâmica. Se você estiver usando o Excel for Mac 2011 e versões anteriores, o botão Tabela Dinâmica fica na guia Dados do grupo Análise.
Atualizar manualmente
Primeiro verifique se a opção Mostrar guias da planilha está habilitada. Para fazer isso, Para todas as outras versões do Excel, clique em Arquivo > Opções > Avançado e, em Exibir opções para esta pasta de trabalho, certifique-se de marcar a caixa de seleção Mostrar guias da planilha.
Dependendo da hierarquia dos campos, as linhas podem estar aninhadas dentro de linhas em posição superior. Os campos da área valores são mostrados como valores numéricos resumidos na tabela dinâmica.
Uma tabela dinâmica usa um campo de dados especificado pelo usuário e converte o cabeçalho de cada coluna em uma opção mais fácil de ser gerenciada. Colunas contendo dados podem ser removidas, adicionadas ou movidas facilmente.
A Lista de Campos deverá ser apresentado ao clicar em qualquer lugar na Tabela Dinâmica. Se clicar dentro da Tabela Dinâmica, mas não vir a Lista de Campos, abra-a ao clicar em qualquer lugar na Tabela Dinâmica. De seguida, selecione Ferramentas de Tabela Dinâmica no friso e clique em Analisar> Lista de Campos.
Use um campo calculado quando quiser usar os dados de outro campo em sua fórmula. Use um item calculado quando quiser que a fórmula use dados de um ou mais itens específicos em um campo. Para itens calculados, você pode inserir fórmulas diferentes, célula por célula.
Calcular a média ponderada em uma tabela dinâmica do Excel
Excluir uma Tabela Dinâmica
Para desabilitar a função posicione o cursor sobre uma tabela dinâmica existente, depois entre na guia análise de tabela dinâmica, e no campo tabela dinâmica escolha a lista de campos de opções, e por último basta marcar ou desmarcar a opção gerar infodadostabeladinâmica.
Para exibir valores zero (0) nas células, marque a caixa de seleção Mostrar um zero nas células cujo valor é zero. Para exibir valores zero como células em branco, desmarque a caixa de seleção Mostrar um zero nas células cujo valor é zero.
Nesse caso, a solução para ocultar o erro #DIV/0! no Excel é adicionar a Função SERRO para impor uma condição em que somente quando o resultado da operação não for “um erro” o cálculo será realizado pelo Excel.
Vá para Ferramentas de Gráfico na Faixa de Opções, aponte para a guia Design, vá até o grupo Dados e clique em Selecionar Dados. Clique em Células Ocultas e Vazias. Na caixa de opções Mostrar células vazias como:, clique em Lacunas, Zero ou Conectar pontos de dados com a linha.
Na caixa de texto digite ponto "."; Deixe a caixa de substituir vazia; Clique em substituir todos; Isso irá tirar todos os pontos da coluna selecionada.