G O que os integrava eram alguns elementos culturais comuns: língua (embora existissem diferentes dialetos) e religião. G Os jogos olímpicos (ou pan helênicos), constitui um exemplo de unidade cultural. G Os helenos chamavam de bárbaros os povos que não tinham sua cultura e não falavam sua língua.
Especialmente os georgóis consistem em uma camada de pequenos proprietários, pobres, que muitas vezes transformavam-se em escravos em decorrência de dívidas. Além deles, existiam os eupátridas, demiurgos, thetas, metecos e escravos.
Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. Existiam em várias cidades , exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros.
Demiourgoi: Eram os artesãos e comerciantes, os trabalhadores livres urbanos. Tetas: Correspondia aos camponeses pobres e sem terra, sendo este um grupo marginalizado e sujeito a péssimas condições de vida. Alguns indivíduos que pertenciam a esse grupo social se tornaram remadores das trirremes.
O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.
Resposta. Resposta: Os gregos da antiguidade chamavam a si próprios de helenos (todos que falavam grego, mesmo que não vivessem na Grécia), e davam o nome de Hélade à sua terra. Os que não falavam grego eram chamados de bárbaros.
Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".
Os grupos sociais em Esparta eram os os esparciatas, os perieco e os hilotas, sendo o primeiro grupo, os esparciatas, o único com plenos direitos políticos e efetivo poder de decisão na sociedade espartana.
Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder. Essa igualdade dava-se, pois todos os membros do corpo político ateniense eram livres e, por isso, considerados iguais.