Bicarbonatos (ou hidrogenocarbonatos) são sais que contêm o ânion HCO3-. Quimicamente são resultantes de uma reação de salificação parcial. ... Os bicarbonatos se encontram em equilíbrio com carbonatos, água e CO2. Este equilíbrio intervém em muitos processos naturais e artificiais.
Esse nome bicarbonato vem de uma nomenclatura antiga. ... Se o ácido carbônico sofre ionização total formará o ânion carbonato CO3 2-, porém se sofre uma ionização parcial formará o ânion HCO3 -, que foi chamado de bicarbonato. Porque "bi carbonato"? Por que ele foi proveniente da ionização parcial de um "bi ácido".
O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. É também chamado de hidrogeno carbonato de sódio, e apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico.
Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou até mesmo como carbonato ácido de sódio, sua fórmula molecular é definida por NaHCO3. O bicarbonato é classificado como um sal, pois é altamente solúvel em água, mas, quando aquecido a mais de 50°C, começa a se decompor, liberando gás carbônico (CO2).
A produção industrial de bicarbonato requer o uso de amoníaco, dióxido de carbono e cloreto de sódio. O resultado é uma reação química que resulta na produção de cloreto de amônio e bicarbonato de sódio. A fórmula química para sua produção industrial foi desenvolvida por Ernest Solvay em 1863.