O Absolutismo Francês foi o mais expressivo fenômeno político do início da modernidade e teve como principais articuladores Richelieu e Bossuet. O Absolutismo foi um fenômeno político que caracterizou a emergência e o estabelecimento do Estado Moderno europeu entre os séculos XVI e XVIII.
Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.
uma das causas do absolutismo na Espanha foi a unificação do País. Durante séculos, os diversos reinos cristãos que ocupavam o território espanhol (remos de Leão, Castela, Navarra e Aragão) lutaram pela expulsão dos muçulmanos da península Ibérica. ... O casamento de Fernando e Isabel unificou politicamente a Espanha.
O regime absolutista francês começou a se formar após o final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Embora vencedora, a França encontrava-se desorganizada com vários sistemas jurídicos, privilégios e tradições. O rei surgiu como um elemento centralizador capaz de dar unidade política e econômica à França.
O símbolo do absolutismo certamente pode ser identificado como o Rei. Podemos lembrar do denominado Luís xv1, o então Rei Sol. O rei no absolutismo era tido como a representação divina na terra, possuindo um poder inigualável, sendo assim uma figura além de imponete, certamente, sagrada.
O Rei Luís XIV, mandou construir o Palácio de Versalhes tornando a Torre de Versalhes no centro do poder do Antigo Regime na França. Este simbolizava a monarquia absoluta, todos os divertimentos que lá ocorriam, refletiam a riqueza e o poder de Luís XIV.
11- Quais os motivos da sociedade Francesa em "odiar" o Absolutismo? As várias práticas abusivas praticadas pelo regime, e também o luxo e a ostentação no qual viviam, enquanto o povo passava fome e sofria vários males sociais.
A desigualdade foi um dos motivos que motivaram a Revolução Francesa. No final do século XVIII, a França era governada pelo rei Luís XVI. ... Essa crise econômica afetou, até mesmo, a nobreza francesa, que, ao se perceber em uma posição econômica ruim, começou a ampliar a sua exploração sobre o povo francês.
Resposta: Mais do que um “retrato oficial” de Luís XIV, esse quadro é a representação iconográfica do absolutismo de origem divina e o retrato que criou a imagem real arquetípica dos soberanos europeus.
A Queda da Bastilha ou Tomada da Bastilha foi a derrubada da prisão-fortaleza Bastilha, pelo povo de Paris, em 14 de julho de 1789. Esta prisão simbolizava o absolutismo e arbitrariedade da justiça francesa. Sua queda se transformou num marco para o processo revolucionário francês.
No dia 14 de julho de 1789 o povo de Paris saiu as ruas e invadiu a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo real, libertando seus prisioneiros. Para muitos era o início da Revolução Francesa. ... A invasão representou na verdade um símbolo do absolutismo.
A Bastilha (em francês: Bastille), mais conhecida por ter sido uma prisão - assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII - foi inicialmente concebida apenas como um portal de entrada à rua parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine.
Resposta. A grande desigualdade social da França foi a raiz que causou a convulsão que iniciou a Revolução Francesa. É importante também não ignorar a insatisfação da burguesia, que queria combater os privilégios da aristocracia como forma de prosperar seus negócios no país.
Causas da Revolução Russa: contexto histórico A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881), pouco adiantou para aliviar as tensões no campo. O regime czarista reprimia a oposição e a Ochrana, polícia política, controlava o ensino, a imprensa e os tribunais.
A Revolução impactou o modo como os governos são organizados. A revolução rompeu com o passado do Antigo Regime e a monarquia absolutista, igualando juridicamente as pessoas. A revolução inspirou a luta de povos de diferentes lugares no mundo, inclusive no Brasil.
Resposta. Ele controlava o país sozinho, concentrava todo o poder político em suas mãos e Napoleão não conseguia impulsionar a economia francesa..
Resposta. Consequências: melhorou em geral o padrão de vida da população, e teve uma queda do absolutismo, e expansão do capitalismo, mas também veio o atraso econômico.
A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.
A Revolução Francesa influencia o mundo até hoje e foi extremamente importante porque significou uma ruptura em relação ao Antigo Regime e os seus ideais foram difundidos; sendo responsável pela propagação de ideias iluministas que conseguiram abolir o iluminismo da Europa, depois de muita luta, é claro.
Resposta. Explicação: com ela o homem pode se libertar da tirania do governo, e com ela, podemos nos decidir manter nossas vidas da forma e no controle que queremos, tendo nossos direitos individuais.
As heranças da Revolução Francesa nos trouxe são o rompimento com o poder Absolutista, o surgimento de democracias e sistemas constitucionais, além dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade.