O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. Thomson. ... Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.
J.J. Thomson propôs em 1907, um modelo atômico, chamado pudim de passas. Esse modelo baseava o átomo como uma massa carregada positivamente, com cargas negativas espalhadas dentro desse pudim, como passas. Uma série de experimentos realizados por H. W.
permitiram a Thomson alcançar sempre os mesmos valores para a razão entre a carga e a massa do. elétron, que compunham os raios catódicos. Thomson observou, assim, que os raios catódicos eram os. ... fato levou a postular que todos os elementos químicos têm um constituinte universal: o elétron.
Desse modo, descobriu-se a existência da primeira partícula subatômica: o elétron.
Crookes
Resposta: Que o átomo não é maciço. Explicação: Que o átomo não é maciço (como Dalton dizia que era maciço), já que dentro do átomo, existia elétrons e prótons, conforme foi demonstrado em sua experiência onde ele construiu um tubo hoje conhecido como ampola de Crookes.
Explicação: No modelo atômico de Dalton, o átomo é uma esfera dura e indivi´sivel. Enquanto que no de Thompson, o átomo é dividido em cargas menores ( positivas e negativas). Quanto a propriedade, a atração e repusão, se devem a cargas de mesmo sinal ou de sinais diferentes.
Quais são as características do modelo atômico proposto por Rutherford que se diferenciam do modelo atômico de Thomson? ... O número de elétrons seria diferente a carga total do átomo seria zero. onde se concentra quase toda a massa do átomo. Thomson disse que O átomo seria um sistema semelhante ao sistema solar.
modelo de Bohr
As principais características do seu modelo foram: -Átomo como indivisíveis, ou seja, eles não podem ser criados e nem destruídos. -Os átomos eram permanentes. -Dalton dizia que o átomo era como uma bola de bilhar, maciça, homogênea, indivisível e de carga neutra.
Os átomos são eletricamente neutros no estado fundamental, pois a quantidade de prótons no núcleo (partículas positivas de carga igual a +1) é igual ao número de elétrons presentes na eletrosfera (partículas negativas de carga igual a -1), sendo assim essas cargas se anulam.
Um átomo neutro se caracteriza por ter o número de eletróns igual ao de prótons. Portanto na figura II tem 8p e os pontinhos em volta do círculo (eletróns) tem 8.
Olá. Átomos neutros são átomos que não possuem carga nem negativa nem positiva; portanto, esse átomo não ganhou ou perdeu elétrons, e é, provavelmente, instável. Eles possuem a mesma quantidade de elétrons e de prótons. Se um átomo ganha elétrons, ele possui carga negativa e é denominado de ânion.
a) Átomo neutro é aquele que o número de prótons e de elétrons são iguais. Quando um átomo possui a mesma quantidade dos dois. ele fica neutro. Sendo assim: I e II são neutros.