A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. ... Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil.
A família real viu-se forçada a mudar-se para o Brasil por causa das repetidas ameaças feitas por Napoleão Bonaparte, que desejava impor a Portugal o respeito ao seu 'Bloqueio Continental' contra a Inglaterra. Portugal ,contudo, era aliado antigo da Inglaterra e recusou-se a obedecer às exigências de Napoleão.
Resposta. O motivo principal foi o bloqueio continental instaurado por napoleão, o qual proibia o comércio com a inglaterra e Portugal era totalmente dependente do comércio com a inglaterra. Então, sobre constantes ameaças de invasão de napoleão, a família real não teve opção se não fugir para o Brasil.
Resposta: Explicação: era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra.
Resposta. Resposta: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata. 2- Foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso e entre outros motivos.
c) Quais os motivos que levaram este sistema à fracassar? RESPOSTA: o fracasso do bloqueio continental se derivou do fato da Inglaterra ser o pais mais influente na economia naquela época. d) Identifique os nomes dos únicos nobres portugueses a terem sucesso nesse sistema.
As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata. ... A Guerra do Contestado aconteceu em uma região disputada por Paraná e Santa Catarina e envolvia a insatisfação dos sertanejos com a pobreza e o fervor religioso.
Primeira República: Canudos e Contestado Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
No Brasil, os movimentos messiânicos foram marcados pelo sebastianismo português, com comunidades comandadas por líderes religiosos messiânicos. ... O movimento começou a se espalhar pelo país e o governo brasileiro massacrou a comunidade na Guerra de Canudos, destruindo-a em 1897.
Esse movimento foi idealizado para combater os latifúndios improdutivos, secas cíclicas, desempregos e a grave crise econômica e social na qual o Nordeste estava sofrendo.
Resposta. Resposta: 1- Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata. 2- Foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso e entre outros motivos.
Resposta: A República nasce com a perspectiva de exclusão e desigualdade social impedindo, através da violência, que a maior parte da sociedade tivesse acesso a participação efetiva na sociedade.
As revoltas populares tardo medievais foram uma série de revoltas e rebeliões populares na Europa que ocorreram entre os séculos XIV e XVI, geralmente por parte de camponeses em áreas rurais e burgueses nas cidades, contra a nobreza, abades e reis.
Revolta popular seria quando um grupo de pessoas se organizam para protestar contra algo. Como uma pólvora, é imediato.
A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região.
Causas e consequências da Revolta da Vacina A intenção principal e de extrema importância da campanha era eliminar os focos de lixos acumulados pela cidade para conseguir combater os transmissores das principais doenças que atormentavam a população naquela época.
A população do Rj revoltou-se pois a vacinação foi obrigada, com isso, a vacinação obrigatória simbolizava o autoritarismo da República, por isso, foi amplamente rechaçada. Naquela época, a população não detinha de muitos conhecimentos e informações para perceber que era necessário a vacinação.
Resposta. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.
A população reagiu de forma violenta a iniciativa da vacinação obrigatória pois já estava profundamente insatisfeita com as medidas que o governo tomava na época, vendo o governo como autoritário.