Estas são algumas das perguntas que exploramos neste especial interativo.
Mas o que esse povo não percebe é que, embora a Amazônia Internacional seja composta por 9 países (Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana Inglesa, Guiana Francesa e Suriname), representando 7 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil abocanha 79% dessa extensão territorial, ou seja, 5 milhões e ...
A Floresta Amazônica perpassa por nove países – Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa – sendo, portanto, a maior floresta tropical do mundo com um total de 5,5 milhões de km² de extensão.
A floresta possui cerca de 6 milhões de km² e se estende por nove países, essencialmente o Brasil (com 60% da floresta), mas também Equador, Colômbia, Venezuela, França (com o departamento francês da Guiana Francesa), Suriname, Guiana, Bolívia e Peru.
A floresta tropical tem existido por pelo menos 55 milhões de anos e a maior parte da região permaneceu livre por biomas do tipo savanas por, pelo menos, até a Era do Gelo Atual, quando o clima era mais seco e as savanas mais generalizadas.
Um território que abrange nove países e abriga a maior biodiversidade do planeta: são mais de 40 mil espécies de plantas, 1300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 mamíferos diferentes e 2,5 milhões espécies de insetos… A Floresta Amazônica desperta o interesse e curiosidade de pequenos e adultos.
O desmatamento na Amazônia é um dos problemas ambientais mais graves do Brasil e que afeta diretamente esse bioma. Desde 2012 ele tem voltado a aumentar e as principais causas estão relacionadas com o aumento das fronteiras agropastoris, a falta de políticas públicas ambientais mais eficazes e de fiscalização do local.
Os estudos mostram[6] que a região Amazônica é detentora de grandes estoques de ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio, ródio, estanho, tungstênio, nióbio, tântalo, zircônio, terras-raras, urânio e diamante.
Aqui alguns:
Resposta. ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco,níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio, ródio, estanho, tungstênio,nióbio, tântalo, zircônio, terras-raras, urânio e diamante.
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Já foram identificadas no bioma 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.
As árvores de uma floresta protegem o solo do impacto direto da água das chuvas, evitando os problemas de erosão. A erosão acarreta desprendimento e arraste do solo. Além de causar grandes buracos, velam os nutrientes do solo, bem como substâncias tóxicas, como defensivos agrícolas utilizados na agricultura.
A produção de energia e as jazidas minerais Do babaçu, por sua vez, pode-se produzir álcool, carvão siderúrgico, óleo vegetal e biogás. Ambas são espécies bastante comuns na Amazônia. A abundância de minérios na região é incontestável. Se explorados racionalmente, esses produtos podem trazer grande riqueza ao país.
Produto Madeireiro é todo o material lenhoso passível de aproveitamento para: serraria, estacas, lenha, poste, moirão, etc.
Dê exemplos de produtos vegetais extraídos da Floresta Amazônica.
O guaraná, o cupuaçu, o cacau, o mogno e a seringueira são também plantas encontradas na Floresta Amazônica. ... Não podemos deixar de citar também que a Floresta Amazônica é rica em plantas com menor dimensão, como trepadeiras, cipós e plantas epífitas.
Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, sendo que as altas temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um intenso processo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação.
A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.
Características. As florestas equatoriais e tropicais são divididas em diversas camadas. No topo, existe uma camada densa chamada dossel, formada por ramagens extensas e folhas grossas de grandes árvores que bloqueiam em parte a passagem do sol para as camadas inferiores. No dossel vivem muitos insetos e outros animais ...
A floresta tropical, também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida, é caracterizada pela riqueza de espécies, clima quente e elevada precipitação e umidade. São regiões localizadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, encontradas na África, Ásia e na América Central e do Sul.