Usado por bordadeiras e costureiras , o ponto caseado (festão ou caseado aberto) é muito útil para evitar que o tecido desfie e em trabalhos decorativos. O ponto caseado consiste em uma sequência de pequenos pontos verticais e retos, ligados entre si por uma laçada.
Se o tecido for mais grosso, o ideal é que o comprimento seja um pouco mais perto do número 1. Se estiver fazendo o caseado em um tecido mais fino pode utilizar o comprimento do ponto mais perto do zero. Lembre-se, nunca utilize no comprimento 0, pois a máquina não transportará o tecido nesse comprimento!
Basta fazer o download de uma fonte bonita e escrever o seu texto no editor de textos preferido. Em seguida, imprima o molde e recorte o feltro e o papel termo colante de acordo com o seu novo molde. Use a imaginação e crie também apliques com outros moldes, confira aqui uma seleção de moldes para você fazer.
E agora que você já sabe como começar, a seguir, confira como desenvolver o aplique em tecido em 4 passos:
Bastará retirar o papel protetor no verso, colocar o patch no local desejado e passá-lo à ferro. O calor vai gerar a aderência. No entanto você pode se apaixonar por um patch que não vem com cola especial. É aí que entra o papel termocolante, também muito fácil de encontrar em armarinhos e lojas de artesanato.
Retite a toalha e passe o ferro ligeiramente sobre o aplique, apenas para garantir que ele esteja bem colado. Pronto! É dessa forma simples que se coloca um aplique de tecido com ferro. Para evitar que o tecido do aplique desfie, aplique termolina leitosa sobre ele.
Como Aplicar Patches Termocolantes
Você pode usar um tecido ou vários tecidos para fazer o patch aplique sobre o termocolante. Quando você colocar o tecido sobre o termocolante, passe o ferro de passar para colar bem. Depois é só cortar, descolar o tecido do termocolante e transferi o aplique (que vai ter cola no seu avesso) para a peça final.
Consiste em se aplicar um filme termocolante no bordado que logo após é recortado na sua forma, por um pirógrafo. Bordado deverá sempre ser executado em tecidos sintéticos. Aplicar o filme sobre o avesso, com prensa ou ferro de passar, protegendo o filme com o papel siliconado. Ferro:15 segundos na posição algodão.
Pressionar o ferro de passar contra o bordado termocolante pelo tempo médio de 15 a 25 segundos , repita o mesmo processo pelo lado avesso da peça, atenção a tempo pois caso tecido seja mais espesso tais como sarja, necessário tempo maior para aquecer toda área do bordado.
Não é à toa que modificações sempre são lançadas pelas empresas desenvolvedoras, com o objetivo de promover correções em programas e jogos. Essas alterações são feitas por programas chamados “patch”, um termo que significa literalmente “remendo”.
Para personalizar a peça, você vai precisar dos adesivos termocolantes (que custam a partir de R$ 1,50 cada unidade, segundo Nati), ferro, pano úmido e cola. Para fixar os patches, é só posicionar o adesivo no local desejado, colocar um pano úmido em cima e passar ferro quente.
Lojas de patches online
2 lugares para Comprar Patch em São Paulo
Basta retirar toda a água do ferro de passar roupa e pré aquecê-lo na temperatura médio/seco. Note que, para a aplicação correta, a temperatura do ferro não pode estar muito quente e nem muito fria. Descole a etiqueta da cartela e cole com o nome para cima sobre o local desejado na roupa ou tecido.
MODO DE USAR