A Conferência de Munique, realizada em setembro de 1938, determinou a ocupação de parte da Tchecoslováquia pela Alemanha e foi parte da fracassada política de apaziguamento. A Conferência de Munique foi um encontro organizado pelos representantes de Alemanha, Itália, Reino Unido e França em setembro de 1938.
Em em 12 de março de 1938, Adolf Hitler anuncia o "Anschluss", a "união" entre a Alemanha e a Áustria - que, de fato, era a anexação da Áustria à Alemanha nazista. A união com a Alemanha havia sido um sonho dos social-democratas austríacos desde 1919.
Após o ápice dos ataques, muitos judeus mudaram-se dos locais onde viviam, temerosos que novos ataques acontecessem. Outros ficaram escondidos em suas casas, temendo ser agredidos caso aparecessem nas ruas. Os 30 mil judeus presos foram encaminhados para três campos de concentração: Dachau, Buchenwald, Sachsenhausen.
Na madrugada de 1º de setembro de 1939, a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler marcou o começo da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, havia perdido seus territórios ultramarinos, a Alsácia Lorena e parte da Prússia.
10 de janeiro: Criação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. 21 de janeiro: O primeiro poço de petróleo no país é descoberto no estado da Bahia. 26 de janeiro: Plínio Salgado, líder integralista, é preso em São Paulo. 3 de junho: A primeira demostração de televisão é realizada no Rio de Janeiro.
século XX
Em 3 de setembro de 1939, a Grã-Bretanha e a França, mantendo sua garantia de proteção à fronteira polonesa, declararam guerra à Alemanha. A União Soviética invadiu o leste da Polônia no dia 17 de setembro de 1939.
O conflito teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939. ... Esse conflito ficou marcado por uma série de acontecimentos impactantes, tais como o Massacre de Katyn, o Holocausto, o Massacre de Babi Yar e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
A invasão da Polônia foi iniciada na madrugada de 1º de setembro 1939. A justificativa alemã para a invasão foi um suposto ataque polonês contra posições alemãs na fronteira. Esse ataque polonês foi encenado por tropas alemãs na chamada Operação Himmler.
Planejada desde 1933, a invasão da União Soviética pelas tropas nazistas, chamada Operação Barbarossa, foi lançada em 22 de junho de 1941, dando início a um dos episódios mais brutais da era moderna.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
Na internet, o assunto "Terceira Guerra Mundial" foi logo parar entre os mais comentados do Twitter. Foram mais de 400 mil menções em menos de 24 horas. Mas será que o mundo corre mesmo o risco de um grande conflito, como os ocorridos entre 1914 e 1918 e 1939 e 1945? "Sem contexto, irmão!"
Há duas datas que marcam o fim da Segunda Guerra Mundial: 8 de maio de 1945, na Europa, pela queda da Alemanha Nazista; e 2 de setembro do mesmo ano, na Ásia, com a rendição do Japão após as bombas atômicas.
A Proclamação da Independência do Brasil, ocorrida em São Paulo em 07 de setembro de 1822. Foi o principal acontecimento que marcou esse fim do Período Colinal.
O primeiro período da História (isto é, depois da Pré-História) é a Antiguidade, ou Idade Antiga. Ela vai da invenção da escrita (evento que, segundo os historiadores, ocorreu entre 4000 a.C. e 3500 a.C.) até 476 d.C. O acontecimento que marca o fim da Antiguidade é a queda do Império Romano do Ocidente.
O início da Antiguidade é associado à invenção da escrita, que ocorreu inicialmente na Mesopotâmia por volta de 4.
civilização egípcia
50 fatos que marcaram a idade media
O estudo das civilizações antigas ajuda-nos a compreender melhor o presente. Um exemplo clássico prende-se com a influência dos romanos; a sua língua, o latim, utilizado do seu império, deu origem a línguas modernas como o português, o castelhano, o francês, o italiano e o romeno, entre muitas de menor expressão.
É importante estudar todas as civilizações passadas pois assim saberemos de onde veio a ideia de civilização, governo e leis que usamos nos dias de hoje; estudando o passado entendemos o presente.