Eu, [nome completo], [nacionalidade], portador(a) do RG [número], e CPF [número], domiciliado(a) e residente na [endereço], Nº [completar], no bairro [completar], em [Cidade/Estado], autorizo nome completo da criança, meu/minha [grau de parentesco], nascido(a) em [Cidade/Estado] no dia [dd/mm/aaaa], a empreender viagem ...
131, alterou os procedimentos para a autorização de viagens de crianças e adolescentes ao exterior. Pela nova regra, o reconhecimento de firma nas autorizações de pais ou responsáveis não precisa ser feito na presença de tabelião, passa a se dar com o reconhecimento de firma já registrada em cartório.
Para solicitar a autorização, é necessário apresentar documento de identificação da criança – certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade – e dos pais ou responsáveis – carteira de identidade ou outro documento que tenha validade por força de lei.
Os documentos necessários para viajar de avião com menor são:
Qual documento precisa para viajar de avião?
Para quem vai fazer a primeira viagem de avião, o check-in é imprescindível. O procedimento padrão serve para confirmar o seu lugar. É durante o procedimento que devem ser apresentados os documentos, a bagagem e o código de reserva eletrônica para despache de bagagem e emissão do cartão de embarque.
8 coisas para fazer durante voos longos
6 truques super fáceis para superar o medo de avião
Como lidar com o medo de viajar
“Quem tem medo de lugares fechados vai senti-los dentro de um elevador, de um avião ou até de um carro. Mas quem tem medo de avião sem estar associado a claustrofobia, não terá problemas em pegar um elevador ou viajar de carro”, explicam as especialistas.
A claustrofobia pode ser tratada de maneira semelhante a outros transtornos de ansiedade, com uma variedade de tratamentos, incluindo terapia cognitivo-comportamental, terapia de realidade e o uso de medicação anti-ansiedade.
Olá, sim pode, desde que não tenha esse medo. Certifique-se que a pessoa não tem medo de altura, ou de ficar presa, como num elevador, por exemplo. Na síndrome do panico a pessoa passa a ter diversos medos sem fundamento e viajar de avião pode ser mais um deles.
“Remédios ansiolíticos, como o Rivotril, são extremamente eficazes para tratar o medo patológico. Pacientes podem ser orientados a usar esse tipo de medicação porque, muitas vezes, o medo não acontece apenas no momento do embarque.