A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
O resultado de cinco elevado a terceira potência é 125. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente. Dessa forma, essa base se multiplica pelo número de vezes igual a esse expoente.
390625
Resposta. Chama-se raiz quinta. ou quinta potencia .
Resposta. Explicação passo-a-passo: todo numero elevado a um número negativo é igual a o oposto desse número elevado ao número positivo.
Essa propriedade geralmente é lida da seguinte maneira: quando uma potência possui expoente negativo, inverta sua base e também o sinal do expoente.
Resposta. Resposta: Simples, -2 elevado a 2 é o mesmo que -2x-2=4 , pois sinal negativo com sinal negativo dá positivo!
2^(-3) = 2/(2 • 2 • 2 • 2) = 2/16 = 0,125. Portanto , o resultado é 0,125.
(Não tem como responder ali embaixo, então vou responder aqui: a metade de 2^22 é 2^21. Basta dividir 2^22 por 2, utilizando a propriedade de potências: 2^22/2^1 = 2^(22-1) = 2^21.
A décima oitava potência de 0 é 1
Quando a base é 0 o resultado é sempre 0, indiferente do expoente. Quando o expoente é 0 o resultado é sempre 1.
Zero ao quadrado é igual a zero. É importante sabermos a definição de potenciação. Seja "a" um número real e x um número natural, sendo x ≥ 2. A potência de expoente x de "a", denotada por aˣ, é o número aˣ = a.a.a...a, ou seja, "a" multiplicado por ele mesmo x vezes. Sendo assim, 0² = 0.
Chega-se, portanto, ao resultado de que o número 3 elevado ao quadrado corresponde a 9. Obs: O número da base não deve ser multiplicado pelo número do expoente, mas sim deve ser multiplicado por ele mesmo quantas vezes o expoente indicar.