7 dicas para amenizar a dor da perda de entes queridos
O que dizer quando alguém perde um ente querido?
Se você quer ajudar um enlutado, atente-se para algumas orientações:
Dicas para lidar com alguém que acabou de perder um ente querido
Pergunte como você pode ajudar: na dúvida do que fazer, é sempre melhor perguntar. Oferecer ajuda, principalmente quando esta pessoa está em crise, ainda que ela não aceite, ter a segurança e contar com o apoio de alguém querido, pode fazer toda a diferença para este paciente.
A reportagem explica que os principais sintomas das pessoas que estão a beira da morte são a alteração do estado de consciência (apesar de muitos conservarem a lucidez até o final), a sensação de afogamento, a dor, alterações alimentares, psicológicas, respiratórias e os quadros de confusão mental.
Estágios do luto Com base na experiência profissional, Kübler-Ross definiu cinco estados mentais que são referências para entender como acontece a evolução do enlutado: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Os cinco estágios do luto descritos por ela:
Barganha A terceira fase do luto é a barganha — ou negociação. Nela, você começa a fazer acordos consigo mesmo ou com alguma divindade religiosa, quase sempre relacionados a coisas que fará no futuro ou mudanças no seu modo de ser e agir com as pessoas.
Significado de Barganha substantivo feminino [Popular] Permuta recíproca de coisas entre os seus respectivos proprietários; troca. [Pejorativo] Troca de influência ou de benefícios que, geralmente feita de maneira desonesta, ocorre em segmentos políticos.
Para enfrentar e superar esse momento, é muito importante que você entenda quais são as 5 fases do luto e como elas podem impactá-lo....Sintomas do luto
O termo morte é usado em vários sentidos. Metaforicamente, morte pode significar o fim, o desaparecimento. Mesmo no seu sentido real, o termo morte é frequentemente empregue de forma ambígua significando umas vezes morrer, outras estar morto e a morte no seu sentido correcto.
“A morte é como um sono, não há lembranças, não há emoções e nem sentimos e sofrimento em que partiu, assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono”. João
Resposta:A morte para mim é quando termina a nossa vida terrena no planeta terra e temos que sair da terra e ir para o planeta espiritual a onde não levamos nada de bens materiais (bens matérias é tudo aquilo comparável ) ,levemos apenas o bem que fazemos as pessoas ,as ajudas ,isso levaremos para o mundo espiritual.
Ele é uma forma de manifestação de tristeza da nação e um reconhecimento dos serviços prestados pelo morto ao país. Durante o luto oficial, a bandeira nacional é hasteada em todas as repartições públicas do governo que a decretou (federal, estadual ou municipal), e ela é sempre hasteada a meio mastro.
Para ele, o luto é, na verdade, uma má adaptação, tanto que, após a perda de alguém querido, há redução do desejo sexual, da fome e da imunidade. Há gente até que morre depois que o parceiro se vai.
Estar triste é caracterizado por ter baixa autoestima, sentimentos de solidão, culpa, cansaço, angústia ou dor. Este sentimento pode ser a resposta para eventos desagradáveis, decepções, morte de alguém próximo, separação, raiva em relação a alguma pessoa, entre outros.
No organismo, o cérebro é o primeiro a sentir os efeitos da saudade extrema. Em seguida, o estômago, o coração e os ovários, no caso das mulheres, são afetados. ... Se for muito profunda e não for abordada adequadamente, a pessoa pode vir a morrer de saudade", afirma o especialista.
Como era de se esperar, também houve uma clara relação entre a solidão ou o isolamento social e o risco de morrer antes do tempo. Mas o que intrigou os experts é o fato de esses problemas, segundo o estudo, serem tão deletérios quanto a obesidade ou outras condições sérias de saúde.
O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.