O usuário deverá clicar no botão "Adicionar grupo de pesquisa" ou selecionar a opção "Grupo de Pesquisa" no menu "Formulários" para inserir um novo grupo, ou clicar no ícone "Alterar grupo de pesquisa", localizado na coluna "Ações", para atualizar um grupo já existente.
Acesse http://lattes.cnpq.br/ e clique na opção “Cadastrar novo currículo” para criar seu Currículo Lattes. Após concluir o preenchimento, um resumo dos dados inseridos será apresentado para sua conferência.
De qualquer forma, para colocar a iniciação científica no currículo, faça isso:
O cadastro de um grupo é feito pelo seu líder, por meio de um formulário eletrônico padronizado e mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do CV Lattes). Mas atenção, para ter acesso ao formulário, o Líder precisa estar previamente autorizado como tal pelo Dirigente de pesquisa da sua instituição.
O cadastro de um grupo é feito pelo seu líder, por meio de um formulário eletrônico padronizado e mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do CV Lattes). Mas atenção, para ter acesso ao formulário, o Líder precisa estar previamente autorizado como tal pelo Dirigente de pesquisa da sua instituição.
Como criar um Grupo de Pesquisa
Como fazer buscas de grupos de pesquisa no Diretório do CNPq Depois, basta você inserir algum termo de busca. A consulta pode ser feita pelo nome do grupo, pelo nome da linha de pesquisa, pelo nome do líder, do pesquisador, etc. Pronto!
Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.
Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos composto de pesquisadores, técnicos e estudantes que estão organizados hierarquicamente em torno de uma liderança, envolvida profissional e permanentemente com atividades de pesquisa, cujo trabalho se organiza em linhas comuns de pesquisa.
Um grupo de estudos é um ótimo meio para driblar a procrastinação e o tédio de estudar sozinho. A iniciativa de reunir os colegas de sala para dar um reforço no aprendizado em horários extras é uma maneira mais dinâmica de ficar em dia com o conteúdo das aulas.
Específicos. Grupos específicos ou seccionais, representam os interesses de seus membros.
Diferentemente de partidos políticos, os grupos de interesse não integram um governo ou, ainda, se opõem, necessariamente, a ele, mas atuam com base no poder de influência. ... Com isso, os grupos de interesse oferecem, ainda, aos cidadãos a possibilidade de compreender melhor sua capacidade democrática.
Enquanto o partido político defende interesses gerais, de grande alcance, os grupos de pressão e de interesse defendem seus próprios interesses específicos e pontuais.
As principais características dos grupos sociais são: Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo. Interação social: os membros do grupo interagem entre si. ... Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo.
As três formas que os agregados sociais podem tomar são a multidão, a massa e o público. Estas três possuem características distintas, mas podem ser comuns nos meios pelos quais se formam.
A socialização ocorre das seguintes formas: primária - ocorre por meio do aprendizado obtido com os pais; está ligada ao ambiente familiar. secundária - ocorre em outros ambientes da sociedade, quais sejam: na escola; eventos esportivos, shows, palestras, reuniões religiosas, dentre outros.
O status social, como conceito sociológico, é uma posição ocupada por cada indivíduo na gama de relações da estrutura social em que ele vive. Essa posição pode ser elevada, mediana, desprestigiada.
Além da classe social, outros fatores envolvem o conceito de “status social”, por exemplo, o sexo, a faixa etária, a raça, os laços de parentescos, dentre outros. Feito essa observação, uma pessoa que possui elevado status social significa que é muito conhecida, respeitada e influente nos círculos que frequenta.
Resposta. Nas sociedades modernas, predominam os status adquiridos.