Como evitar a perda de memória
Na realidade: a amnésia geralmente tem causas menos deslumbrantes, como uma infecção cerebral, alcoolismo, um acidente vascular cerebral, drogas, um tumor cerebral ou uma lesão devido a uma cirurgia no cérebro. O trauma psicológico ocasionalmente provoca a amnésia - um quadro chamado amnésia dissociativa.
A diferença entre esse esquecimento causado pelo envelhecimento, para aquele que é sintoma de demência ou de Alzheimer, é que o primeiro não impede que a pessoa exerça suas atividades diárias. O Alzheimer afeta o juízo e a consciência, impactando na qualidade de vida do paciente.
Esquecimentos pontuais, dificuldade para lembrar uma palavra e demora ao contar uma história podem ser sinais comuns de estresse ou mesmo falta de atenção. Porém, são também alguns dos sintomas iniciais do mal de Alzheimer, doença que pode começar a se manifestar muitos anos antes do diagnóstico.
2. Definição Incapacidade de recordar um conteúdo que foi memorizado, sendo, por vezes, encarado como algo de negativo, um pro blema da memória ou mesmo uma doença. A memória, como qualquer outra capacidade ou característica psicológica, funciona segundo um princípio de economia. ...
Se a perda de memória pode deve estar associada á estresse e a ansiedade ; ou também á outras patologias como problemas na tireoide ,diabetes,hipertensão,carência vitamínica ,déficit de atenção . Caso esteja persistindo deve sim ser investigada .
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Esquecemo-nos do que íamos dizer quando somos surpreendidos por algo e o esquecimento deve-se ao mecanismo de travagem do cérebro, para que nos concentremos em algo mais importante. ... O esquecimento acontece quando somos interrompidos ou quando nos assustamos com um barulho qualquer, por exemplo.