10 maneiras de inspirar e motivar pessoas
Aqui vai uma lista de 8 dicas para manter-se focado e motivado:
A motivação trata-se de forças propulsoras de cada colaborador e estão associadas à produtividade e desempenho, despertando o interesse dos dirigentes, desta forma, o crescimento da motivação para o trabalho se da pela possibilidade de atender as expectativas da organização.
Muitos diminuem a importância da motivação dentro das organizações, porém ela é um elemento fundamental para a produtividade e eficiência de uma equipe. Sem ter funcionários motivados, sua empresa estará deixando escorrer pelo ralo o potencial de seus talentos e, consequentemente, irá perder espaço no mercado.
Um dos maiores benefícios da motivação no trabalho é o aumento da autoestima e da confiança dos colaboradores, que se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Motivados, eles passam a se ver de forma positiva e também a se comportar de forma mais proativa.
A motivação nas organizações pode impactar seu negócio de forma positiva. Funcionários desmotivados e desgostosos irão aumentar o índice de turnover e seus gastos e comprometer a performance ou a produtividade. Uma vez que não criam nenhum vínculo com a empresa ou com seu desempenho no mercado.
Atualmente as organizações tem outra forma de trabalhar, os líderes são as principais pessoas que se relacionam diretamente com os colaboradores, é de responsabilidade do líder trabalhar a motivação em sua equipe para que todos trabalhem com o mesmo foco no sucesso da empresa.
Os indivíduos motivados se mantêm na realização de suas tarefas até que seus objetivos sejam atingidos. Já na visão de Chiavenato (1999), a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais.
Basicamente, a motivação interna é o que torna você capaz de se sentir bem e determinado ao desenvolver a habilidade ou a competência que você deseja. Pois ela está relacionada a uma realização pessoal, e não tem nada a ver com a obtenção de algo em troca.
A motivação é o resultado das atitudes do gestor, este deve priorizar a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores, tendo como base as recompensas e benefícios oferecidos, sejam eles de natureza intrínseca ou extrínseca, benefícios monetários ou não monetários.
Portanto motivação pode ser definida como um motivo que leva à ação, é tudo aquilo que leva a pessoa a determinado comportamento. Desta forma, a motivação pode surgir como uma força que predispõe um indivíduo a agir de certa maneira para alcançar seu objetivo.
Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los. Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.
Robbins (2005, p. 132), define motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Sendo os três elementos-chave intensidade, direção e persistência. cognição, e as necessidades do indivíduo.
A realidade da motivação é que ela se refere ao desejo de alcançar algum alvo, sempre surge do resultado de uma necessidade ou da vontade de chegar a um fim. O nível de motivação de um individuo depende do poder de atração das recompensa buscadas e da probabilidade de obtê-las.
Existem três tipos básicos de motivação que explicam porque fazemos o que fazemos, quando fazemos.
1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.