O Salmo 133 expressa os segredos do avivamento e da efusão do Espírito Santo, que é o resultado da união dos filhos de Deus. O óleo (verso 2) e o orvalho (versículo 3) referido no Salmo 133 representa a presença do Espírito Santo no meio de Sua Igreja.
É muito claro o motivo das palavras de Davi: ele era apenas o segundo rei de Israel, uma nação recente, ainda desestruturada, com muitas dificuldades, dividida em muitas tribos e sujeita a muitas ameaças. Ele precisava manter um discurso de unidade e esperança.
“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.” (Salmos 133:2).
A palavra "orvalho" aparece 34 vezes na Bíblia e primariamente é vista como uma bênção. É usada poeticamente e simbolicamente em muitos lugares e é um pouco diferente da bênção da chuva. ... Pode ser visto como uma humilde e modesta versão de chuva, nunca causa dano, é gentil, hidratante e fiável.
1. Conjunto de gotas de humidade que, por condensação, se depositam durante a noite em qualquer superfície plana. 3. [Figurado] Bálsamo, consolação, influxo benéfico.
1 rocio, aljôfar, aljofre. 2 chuvisco, garoa, chuvisqueiro. 3 lentura, relento.
O orvalho é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação. ... Desta maneira, com uma queda de temperatura no ambiente, ocorre uma condensação do excesso de vapor de água.
A superfície resfria, emitindo radiação terrestre para o espaço. O ar imediatamente acima da superfície também resfria por condução. Se a superfície resfria até atingir o ponto de orvalho, o vapor d'água da atmosfera adjacente se condensa, formando pequenas gotas de água, o orvalho.