O Salmo 133 expressa os segredos do avivamento e da efusão do Espírito Santo, que é o resultado da união dos filhos de Deus. O óleo (verso 2) e o orvalho (versículo 3) referido no Salmo 133 representa a presença do Espírito Santo no meio de Sua Igreja.
1 Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! 2 É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até à gola das suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
Salomão: Há amigos mais chegados que um irmão.
O livro do Eclesiastes 6, 14-17, assim define o amigo: “um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. ... Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”.
No Livro dos Provérbios, o autor bíblico lembra que “há amigos mais fiéis que um irmão” (Pr 18, 24). ... Com razão, ele diz que “um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro.
E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo (φίλος) dorme, mas vou despertá-lo do sono. Tiago 2: 23. e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo (φίλος) de Deus.
Amigo é aquele que serve, e não aquele que é servido, é aquele que busca o bem-estar do outro e usa de seu conhecimento para apoiar, e não para condenar. ... Em todo o tempo, vemos nos relatos da Bíblia que Jesus tinha amigos onde estava. Ele ajudava, ensinava, servia, e mais do que isso: deu Sua vida por todos nós.
Fale de Deus de forma natural, não como se fosse algum pregador dizendo que se seu amigo não aceitar Jesus, ele irá para o inferno (isso raramente funciona com jovens). Fale de Jesus como se tivesse falando de um filme, um familiar, algo normal, que faz parte da sua vida. Mostre entusiasmo ao falar dEle.
Eis algumas sugestões que podem ajudar:
“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana”. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego”. “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.