Vitamina B5 ajuda no colesterol: aposte nessas 10 frutas
Alimentos Ricos em Vitamina B5: Os Alimentos Ricos em Vitamina B5 incluem cogumelos,Brócolis, Repolho, legumes, Salmão e Couve. Existem outras fontes significativas para esta vitamina solúvel em água, incluindo alimentos como ovos, peixe, levedura de cerveja, nozes, leite e produtos lácteos, como queijo.
Para que serve a Vitamina B5. A vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico, desempenha funções no corpo como produzir colesterol, hormônios e hemácias, que são as células que carregam o oxigênio no sangue.
A vitamina B5, também denominada de ácido pantotênico, está relacionada com o metabolismo celular e com a síntese de colesterol, neurotransmissores e alguns hormônios. As vitaminas são substâncias orgânicas fundamentais para o funcionamento do organismo.
Encontramos a vitamina B5 na gema de ovo, leveduras, rim e fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carne bovina magra, leite desnatado, batata doce e melaço.
O que é o Pantotenato de cálcio ou vitamina B5 Padronizado? Também conhecida como ácido pantotênico ou pantenol, é uma vitamina do complexo B que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao estresse bem como atua no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos.
A vitamina B6 atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A vitamina B6, ou piridoxina, está presente em alimentos como peixes, fígado, batata e frutas, e desempenha funções no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequados, proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Cloridrato de Piridoxina é indicado para prevenção e tratamento de deficiências de Cloridrato de Piridoxina (vitamina B6) nos seguintes casos: dietas restritivas e inadequadas, necessidades aumentada na gestação e no aleitamento, doenças crônicas onde ocorre diminuição dos níveis de vitaminas no organismo.
Vitamina B1 (Tiamina) Além disso, ela também desempenha um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos, dentre as vitaminas do complexo B a mais importante para o sistema nervoso são as vitaminas B12, B6, B3 e B1.
As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. Essas vitaminas participam da regulação e produção de energia no organismo, e ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.
Carnes. As carnes são as principais fontes da vitamina B12, que é encontrada no salmão, no fígado, nos frutos do mar, no atum e na carne bovina. A B12 age na prevenção da anemia, na síntese de proteínas, na manutenção do sistema nervoso e na absorção de alimentos. Além da B12, a carne tem vitaminas B1, B3, B5 e B7.
Já as vitaminas B9 e B12 não precisam das primeiras, mas também se complementam. Entre suas diversas variações, a vitamina B tem papel fundamental na produção e regulação de energia no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, do intestino, do sistema nervoso e do sistema imunológico.
De acordo com a nutricionista todas as vitaminas do complexo B são importantes, mas as que mais se destacam são: B6 (Piridoxina): - Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico, promove a produção de serotonina e melatonina, alivia enxaquecas e náuseas.
A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, desempenha uma série de funções essenciais para o nosso organismo, sendo importante para, entre outras coisas, manter o metabolismo em funcionamento. Se trata de um nutriente que tem, entre suas funções, a produção de glóbulos vermelhos no sangue.