Defendiam o voto secreto, o fim do coronelismo (e das fraudes eleitorais em geral), o fim da política econômica baseada na produção e exportação de café (defendendo a mudança do foco para o modelo industrial) e medidas sociais que atendessem às necessidades dos mais pobres, como reformas educacionais, das leis ...
As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Primeiramente, eles eram absolutamente contrários às práticas políticas do período da Primeira República. Assim, eles lutavam contra o poder das oligarquias, sobretudo no interior do Brasil, onde as desigualdades sociais manifestavam-se de maneira mais acentuada.
São Paulo e Rio Grande do Sul. Explicação: Liderada pelo General Isidoro Dias Lopes ocorreu em São Paulo a Revolução de 1924.
A segunda revolta do movimento tenentista ocorreu em 5 de julho de 1924, dois anos após o fracasso da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. ... A Revolta Paulista ficou conhecida como o maior bombardeio ocorrido na cidade de São Paulo, diversos prédios e casas foram destruídos, principalmente em áreas operárias.
Os tenentistas reivindicavam reformas do sistema político e das bases econômicas do Brasil, exigindo coisas como o voto secreto, o fim das fraudes eleitorais, maior liberdade na divulgação de ideias políticas e o incentivo à industrialização.
Os tenentes criticavam o sistema político da época, sendo este baseado no liberalismo e defendiam um Estado forte, a centralização política , a educação do povo e expressavam um nacionalismo não muito definido.