O exame de compressão focal quer dizer que utilizarão um dispositivo a mais durante o exame de mamografia para comprimir uma parte específica da mama. Não quer dizer que será uma mamografia que irá apertar mais as mamas.
Além de reduzir a dose, a compressão impede o movimento da paciente e auxilia na distribuição dos tecidos mamários, reduzindo a sobreposição e facilitando a visualização das estruturas da mama nas imagens(1-3).
A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.
A magnificação é uma compressão adicional às incidências habituais da mamografia. Utilizamos a magnificação principalmente quando queremos ver melhor uma área de microcalcificações, permitindo ver melhor o formato dessas calcificações.
A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual.
Lembre-se a compressão é necessária porque diminui a dose de radiação, fornece uma visão mais clara da mama, evitando superposição dos tecidos, o que é imprescindível para poder observar qualquer alteração na mamografia.
A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.
Antes de iniciar-se o exame de mamografia deverá ser realizada a anamnese que é uma entrevista que o profissional da saúde realiza com a paciente onde serão obtidas as informações referentes a algum sinal ou sintoma mamário, os antecedentes pessoais e familiares, e os dados de identificação, que serão úteis para a ...
A ficha de anamnese é essencial para conhecer o seu cliente e ainda, saber como ele veio até você. Muitos profissionais ainda não fazem o uso da ficha de anamnese, porém ela é de extrema importância. Ela deve conter questões como se a cliente é gestante ou lactante, se já fez algum procedimento antes, etc.
Para que serve ficha de anamnese na estética? A anamnese nada mais é do que uma entrevista feita para que o profissional conheça o cliente. Por isso, deve ser o primeiro procedimento feito na clínica de estética.