A figura dentro da raiz na fórmula de Bhaskara é nomeada de discriminante. Seu símbolo é a letra grega delta e apresenta a determinada fórmula: Fórmula da discriminante. Se o delta for maior que zero, a equação terá dois valores reais e distintos.
O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta.
Se o discriminante for igual a zero (∆ = 0), podemos encontrar as raízes de forma mais simplificada, e se o discriminante for negativo (∆ < 0), sabemos que as raízes não existem dentro do conjunto dos números reais, e assim, nem precisamos envolver a fórmula de Bhaskara no assunto!
Sempre que delta der um número positivo ou nulo, é possível continuar o cálculo... só quando delta é negativo é que a solução da equação não pertence aos números reais.
Pensa-se que a sua origem está na letra r minúscula, primeira letra de radix (do latim, raiz). Pode também ser uma operação geométrica - a partir de um segmento de reta dado determinar um outro cujo comprimento seja igual à raiz quadrada do inicial.
Resposta. Os números que não possuem raiz quadrada real são os números menores que 0. ... Você nunca conseguirá multiplicar dois números iguais e o resultado ser negativo. Portanto, podemos definir que não existe raiz quadrada real para números menores que zero.